Em nossas consultorias, percebemos que alguns gestores questionam alguns termos de marketing, por isso formulamos essa listinha com alguns dos principais termos, veja:
Budget: Embora não seja um termo específico do marketing, budget é um termo usado para “orçamento”. Quanto vai custar ou custou determinada ação.Briefing: é uma expressão muito comum quando equipes de marketing dialogam com agências de publicidade. Está relacionado a um determinado resumo do conceito que se deseja passar, a algo breve, um discurso curto que sintetize ideias.
ROI: Na tradução do inglês Return of Investiment, que significa Retorno sobre Investimento, relaciona-se ao valor que se obteve após determinado investimento em alguma ação/campanha. Esse é um termo de marketing é muito comum.
Fee: Modo de pagamento que tem um valor fixo mensal cobrado por algum prestador de serviço, como agência. Está relacionado ao valor pago por um conjunto de serviços.
Remarketing ou retargeting: Utilizado quando o usuário é re-impactado por determinada campanha, após sair do site ou página. Isso acontece quando se procura por algo e depois de terminar a busca, determinados anúncios aparecem relacionados a essa busca prévia em outros sites ou página no Facebook.
SEO: Do inglês Search Engine Optimization, que traduzido seria “Otimização para Buscadores”. Exemplos de buscadores são: Google, Bing, Yahoo etc. SEO é um conjunto de técnicas que aperfeiçoam o site para que esses buscadores o encontrem de maneira mais fácil, diminuindo investimentos em links patrocinados, uma vez que com as técnicas adequadas, seu site já terá um melhor posicionamento nas buscas.
Conversão: É o que se deseja pela empresa, através da realização de algo pelo consumidor. Preencher cadastros, formulários, comprar algo ou curtir algo, por exemplo.
CRO: Conversion Rate Optimization, conhecido como “Otimização da Taxa de Conversão”, que consiste em elaborar estratégias para que se aumente essas conversões em um site/blog/fanpage.
CPA: Custo Por Aquisição é uma forma de cobrança que representa quanto foi o custo em determinada ação em algum canal para que o usuário realizasse uma determinada conversão.
CPC: Custo Por Clique é um dos principais formas de cobrança por determinados canais. Os anúncios do Google são majoritariamente cobrados por esse método. Esse é outro termo de marketing muito comum.
Edge Rank: Algoritmo do Facebook, fundamental para o gestor entender, que é responsável por determinar o grau de relevância das postagens e que serão responsáveis por aparecer ou não no feed dos usuários. Existem critérios dentro desse algoritmo, como por exemplo: interações já realizadas previamente naquela página, tipo de postagem (vídeo, foto e link) e validade do post (quanto mais antigo, mais difícil aparecer).
Esperamos que tenha sido útil para você esses termos de marketing e caso tenho algum termo que tenha dúvida, deixe nos comentários, teremos o prazer em responder.