Um cliente teve a dúvida de como divulgar sua empresa. Em pequenas cidades é comum o pensamento de contar com meios tradicionais como flyers e panfletos . Esses meios são apenas algumas das infinitas possibilidades. Podem ser eficientes, mas hoje vamos falar 3 ideias para se ter em mente na hora de tornar sua empresa conhecida. Além disso, ao final uma estratégia fundamental.
Antes de explicar as ideias, vale notar que se deve sempre levar em conta a natureza do negócio. Não existe uma lei de comunicação que funcione para todos os tipos de empresa. Isso quer dizer que se você trabalha com um segmento que imagens são cruciais, como moda, luxo, maquiagem, comida, o Instagram é um meio fundamental. Se você tem um negócio como uma imobiliária ou um buffet o jornal da sua cidade pode ser mais eficaz.
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Seja qual for o seu negócio, assista o vídeo em Paris, gravado por Luís Amorim, explicando a sequência das ideias e da estratégia de como divulgar sua empresa.
1º PESSOAS
É comum no processo de tornar uma empresa conhecida nossos clientes negligenciarem o poder do boca-a-boca. Muitos Pequenos Empresários por acharem que pode ter pessoas ”invejosas” e que pode “dar azar”, acabam silenciando suas empresas. Isso é um dos principais erros que se pode cometer. No mundo dos negócios, quem não “dá as caras” tem muito menos chances de ser descoberto. Imagina se os grandes empresários, ainda quando não eram “grandes” pensassem assim. Jamais teriam chegado aonde chegaram.
Fale com as pessoas, encontre uma história real que fortaleça seu conceito. Crie uma frase de efeito para que seja compartilhado na boca-a-boca e entenda o poder que isso pode ter nos seus negócios.
2º MEIOS TRADICIONAIS
Os meios tradicionais ainda é o que mais se passa na mente dos pequenos empresários na hora de tornar sua empresa conhecida. Meios tradicionais, também chamados de “above-the line” (acima da linha) entendem-se por: jornal, rádio, televisão, televisão, flyers e panfletos etc.Deve-se ter em conta que cada vez mais esses meios vêm se tornando menos eficientes dado o menor poder de segmentação, dado as pessoas estarem ainda fadigadas desses meios. Há muitos anos as pessoas vêm recebendo anúncios por meios tradicionais e acabam desenvolvendo certo bloqueio mental. Isso dificulta a absorção e retenção da sua mensagem. Pense em variar, mesmo porque esses meios, no geral, são mais caros que os meios digitais.
3º REDES SOCIAIS
O Pequeno Empresário que quer ter espaço nesse novo cenário cada vez mais digital, deve se arriscar em novos meios como Facebook, Instagram, Google Adwords, blogs a fim de divulgar sua empresa . Caso você queira dominar o mais poderoso deles, o Instagram, veja o link de treinamento de Instagram para Empresários: Insta Curso aqui.
A vantagem desses meios, também chamados de “Bellow the line” (abaixo da linha) está no alto poder de segmentação que trazem. Ou seja, a capacidade de poder interagir com quem de fato interessa para o seu negócio. O desperdício é menor e as próprias redes sociais já sabem os usuários com maior potencial de compra. Logo, não hesite em lançar mão desses meios.
ESTRATÉGIA
A estratégia que aconselhamos aos Pequenos Empresários que querem divulgar sua empresa e torna-la conhecida é entender que comunicar não se trata de 0 ou 1. É um processo. Coloque metas. Comece contando aos seus familiares, depois aos seus amigos, depois amigos de amigos. Se seu site recebe 40 visitas num mês, aumente a comunicação (pelo meio que for conveniente) de tal modo que seu alvo seja aumentar x% das visitas.
Caso não tenha redes sociais, pense por números de pessoas que entram na sua loja. Se entram 10 pessoas num dia, foque em aumentar a comunicação e conte quantas estão entrando em média no seu estabelecimento. Pense em escalas. Pense em metas e veja seu negócio progredir.