Nos últimos anos, o país vem passando por momentos de crise como há muito tempo não se via. A grande maioria das Pequenas Empresas ou diminuiu seu volume de negócios ou saiu no prejuízo. São nesses momentos difíceis que saber gerenciar custos e aumentar o faturamento se tornam indispensáveis. Neste artigo abordaremos como aumentar o faturamento.
Se quiser saber como gerir e reduzir custos, recomendamos ler este artigo aqui.
Dentro, então, desse contexto de crise, por que algumas Pequenas Empresas tiveram um aumento considerável de crescimento (como a BUW, Betalabs, Clear Clean entre outras) e outras foram tão mal?
As respostas estão ligadas, sobretudo, à gestão. Sendo uma delas ligada ao comportamento daquelas pessoas que as comandam e outras à forma como comandam. Para aprofundar as diferenças entre os que têm boa performance dos demais, recomendamos a leitura deste artigo. Vamos agora a como aumentar seu faturamento.
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1ª. Descubra este índice
Sem gestão não adianta esperar milagres. Uma das missões de uma boa gerência é compreender alguns indicadores-chave. Sendo assim, elevar o valor da compra dos consumidores em sua loja é dizer também elevar o Ticket Médio da sua empresa. Esse indicador pode ser calculado com o montante da venda bruta dividido pelo número de compras por cliente. Tendo isso no papel, você tem um ponto de partida. Calcular o quanto quer aumentar é fundamental. Metas são colocadas em cima dos esforços e não dos números. Com essa partida você saberá o quanto de esforço deve calibrar a mais.
Leia também: 4 dicas para gerir e diminuir custos nas Pequenas Empresas
2ª. Use Afinidade e Complementaridade
Sugira produtos que tenham certa afinidade com o que ele já comprou. Você já deve ter visto isso em sites e-commerce em que dizem “recomendados para você”. Os próprios jornais também fazem isso com notícias. Por quê? Porque sabem que pessoas que leram aquilo ou compraram aquele produto tendem a comprar esses outros por afinidade ou complementaridade. Quem compra uma churrasqueira, compra espetos; quem compra espetos, compra carvão. A lógica é essa. Aplique essa técnica mesmo se tiver uma empresa de serviços.
3ª. O pouco a mais que muda tudo
Ofereça bônus que realmente tenha valor para compras acima de determinado valor. Acima de qual montante? Acima do que você já tem como Ticket Médio hoje, isso fará com que seus consumidores gastem um pouco mais para ter aquele bônus. Esse “pouco a mais” é o que você precisa para elevar seu faturamento. Esses bônus podem ser produtos, descontos, frete, entre outros.
4ª. O famoso Combo
Dadas as últimas duas dicas, para aumentar o faturamento, crie combos/pacotes de produtos ou serviços para aqueles itens que vendem bem com aqueles que estão com maior dificuldade de venda. Junte os dois e, se for necessário, ofereça desconto pelo combo. Com isso, você fará girar tanto os produtos ou serviços que vendem quanto os que estão mais parados.
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