O Setor de serviços teve forte queda nos últimos dois anos nas Pequenas Empresas e enfrenta ainda dificuldades no ano de 2017. No entanto, por que mesmo assim algumas poucas do setor tiveram resultados tão bons comparados às demais? As respostas podem ter duas origens: a primeira delas está relacionada ao gestor e a segunda ao negócio.
Neste artigo, falaremos sobre o negócio.
Se quiser saber mais sobre os segredos de alguns Pequenos Empresários terem tantos resultados a mais que outros e qual a diferença de comportamento deles, sugerimos a leitura deste artigo aqui.
O setor de serviços possui indicadores e um modo de gestão específico na condução dos negócios. Em nossas consultorias na Apolo Business, os negócios são tratados delicadamente de maneira específica, mas vamos passar alguns pontos comuns em diferentes tipos de prestações de serviço.
1ª. Negligenciar a maior potência
Muitas empresas de serviço não se dão conta de que a maior potência que sua empresa pode ter é o tipo de relação que tem com seus clientes. Em um mercado cada vez mais competitivo, ainda é comum ver Pequenas Empresas prestadoras de serviço sem sequer ter o contato de seus clientes.
Como estabelecer uma comunicação para fidelizar, satisfazendo e estimulando seu consumidor se não tem controle sobre quem sua empresa atende? Não há desculpa, se ainda estiver no começo, no seu bairro, memorize os nomes; se for um pouco maior, anote pelo menos num caderno; se for maior, não hesite em ter, no mínimo, uma planilha ou um CRM para auxiliar a gestão.
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2ª Não esquecer
Muitos Pequenos Empresários se desdobram em trazer novos clientes, mas se esquecem dos antigos. Segundo Philip Kotler, trazer um novo cliente pode custar até 7 vezes mais caro do que um antigo. Então, por que em momentos difíceis não começar por quem já conhece seus serviços? Gestão de custos nesses momentos podem mudar tudo.
Saiba como reduzir custos na Pequena Empresa lendo este artigo.
3ª Fugir da manada
Em momentos de crise, é normal as empresas se retraírem. Os investimentos caem e muitos pensam ser a melhor lógica. Um estudo do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da FGV, mostra que 82% dos gestores não pretendiam investir no momento de crise. Pois bem, os outros 18 pretendiam. Advinha quem teve, ao usar a criatividade, muito menos concorrência para ganhar espaço? Parece ficar mais claro agora entender por que a maioria retrai e poucos avançam.
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4ª Investir em seus maiores ativos
Dentro da lógica de investir, compreender que em momentos de crise a concorrência é muito menor é aquilo que pode mudar tudo. Boa parte dessa visão de negócios vem do conhecimento mais avançado em gestão, seja para o gerente, seja para a empresa. Não hesite em fazer um esforço extra nesses momentos para investir nos seus maiores ativos. Leia nosso e-book 11 Passos Para se Tornar um Gestor Melhor, caso queira ver dicas e estratégias para alavancar sua empresa. Sem gestão, dificilmente se evolui com solidez.