4 Dicas de Como Reduzir Custos Hoje na Sua Pequena Empresa

Reduzir custos é um desafio em tempos de crise. Fazer isso não significa fazer políticas de corte exclusivamente, mas, saber sim geri-los. Isso implica em alguns outros fatores, como negociar, procurar novas alternativas, planejar prazos e evitar alguns fatores. Sendo assim, vamos detalhar.

1ª Cuidado com o que você se acostumou.

Nessa dica, existem dois pontos: um do gestor e outro da empresa.

Primeiro, o gestor que não compreendeu seus hábitos e não desenvolveu ainda noção de prioridade nos negócios está fadado a não saber gerenciar custos.

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No segundo ponto, a parte gerencial é a parte do que você se acostumou com o que contratou para sua empresa funcionar.

Em termos práticos, para reduzir custos esteja atento aos custos que já são tão comuns para a rotina da sua gestão que você sequer nota, tais como seu plano de internet, o plano  telefônico, as lâmpadas e o consumo gerado, hábitos de luz e água. Segundo a empresa paulistana Luminae, uma empresa que troca as lâmpadas incandescentes por LED, o custo pode ser reduzido em até 80%. Fique atento e negocie os serviços contratados; estipule horários para ar-condicionado e pense em janelas e produtos com menores consumos de recursos.Se quiser saber o que diferencia os Pequenos Empresários com maiores resultados dos demais, clique aqui

2ª Não Custa Tentar

Muitos Pequenos Empresários em serviços e varejo, mesmo com anos de mercado, jamais negociaram com as empresas que estão em seus gastos fixos.

A Internet e a linha telefônica são um bom exemplo de serviços contratados que você pode começar a negociar reduções nos planos, deixando apenas o que é necessário para o seu negócio e, dependendo da negociação, você pode ainda “ameaçar” a descontratação do serviço caso eles não se mostrem interessados. Na maioria dos casos, isso pode gerar reduções de até 60% nos seus planos. As empresas que geram um gasto variável, como máquinas de cartões, devem sempre ser checadas sobre nível de juros e deve-se evitar ficar sempre antecipando recebíveis.

Se quiser entender mais sobre as 4 diferenças entre Empresários com maiores resultados dos demais leia este artigo.

3ª. Fornecedores

Abrir mão da qualidade da sua prestação de produtos e serviços é o maior erro que pode acontecer no gerenciamento de custos. Nesse ponto, o ideal é estar aberto à negociação com seus fornecedores e negociar prazos. Além disso, procurar novos produtores e prestadores de serviços pode gerar uma grande economia, visto que, a todo momento, novas empresas e novas tecnologias surgem e  que podem ser o ponto de toda a mudança nos seus custos.

Veja também: 4 dicas de como aumentar o faturamento nas Pequenas Empresas

4ª. Nem todos sabem disso

Parece simples e claro para alguns, mas nem todos se dão conta que estoque significa dinheiro parado. No mundo das Pequenas Empresas, o pouco faz diferença. Logo, evite estoque e produtos que giram pouco. A gigantesca empresa chinesa de celulares Xiaomi trabalha com níveis baixíssimos de estoque porque, como tem baixa margem nos aparelhos,  sabe que altos volumes parados podem ser fatais para seu negócio. Faça o mesmo, fique atento a isso.

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