4 Sintomas No Empresário Que Podem Matar Seu Negócio.
Muitos empresários vêm negligenciando alguns cuidados básicos na gestão de seus negócios. São diversos os motivos pelos quais a empresa começa a ficar a deriva e muitos só percebem quando os problemas se agravam.
De acordo com o Departamento de Registro Empresarial e Integração da SMPE(Secretaria da Pequena e Micro e Pequena Empresa) , colhidos nas Juntas Comerciais pelo País até setembro de 2014, 405.021 empresas abriram suas portas, enquanto 211.553 fecharam, o que significa uma taxa de mortalidade de 52,18%. Pensando nessa taxa e nos problemas comuns que muitas pequenas e médias empresas encontram, separamos 4 sintomas comuns que podem atrapalhar seus negócios.Sintoma 1 – Falta de tempo para se dedicar.
Dentre as diversas conversas com empresários, podemos perceber que esse problema é mais comum do que parece. O empreendedor, muitas vezes, não percebe que problemas pessoais, ou outros que não estão diretamente ligados ao negócio, estão afetando a performance de suas empresas e refletem diretamente nos resultados. Pergunte-se: quanto tenho me dedicado ao meu negócio? Debruce-se a entender os motivos que têm tirado seu foco. Elimine-os.
Sintoma 2- Desconhecimento do balanço da empresa.
Um ponto crucial é entender as finanças do seu empreendimento. Como diz o pai da administração moderna, o escritor e consultor Peter Drucke, “o que não se pode medir não se pode gerenciar”. Portanto, tenha isto claro em mente: sem balanço, demonstrativo ou até mesmo o fluxo de caixa em dia, dificilmente você poderá contar com um planejamento estratégico assertivo. São vários os motivos, seja por não saber com precisão as previsões de venda, de lucro, da saída de mercadorias, seja saber a sazonalidade do negócio. Se você não souber dizer qual foi seu lucro bruto e líquido do mês passado, então, algo precisa ser revisto. Logo!
Sintoma 3 – Não acompanhar as tendências.
O mercado como um todo, tanto para grandes empresas quanto para pequenas e médias está acirrado. Isso se complica para empresários que possuem um negócio com porte menor do que as grandes corporações. Exemplos de empresas que vieram à falência após a inserção de produtos substitutos ou novos entrantes não faltam. Centenas de locadoras faliram, dezenas de mercadinhos fecharam as portas e muitos negócios vêm precisando se remodelar em diversos ambientes, seja tecnológico, ambiental, demográfico, sócio-cultural, econômico ou político-legal. Esteja atento, estude, vá a feiras e congressos, realize benchmarking e combine informações. Fique de mente aberta e disponível a inovações. Esses são alguns dos melhores meios para acompanhar tendências e não ser pego de surpresa.
Sintoma 4- Não conhecer o mercado.
Parece óbvio, mas muitos empresários, por negligência ou prepotência, deixam de estudar seu mercado e seus consumidores por acharem que estão no setor há 5, 7, 15 anos e “sabem tudo” do setor. Com a Era Digital e a Globalização, os empreendedores devem estar sempre atentos e sempre bem informados. Faça e estude os relatórios de desempenho. Escute e coloque em prática novas ideias. Pergunte-se: qual foi a última ideia nova que implementei no meu negócio? Qual foi a última reclamação ou sugestão que ouvi e modifiquei? Fique atento aos pontos-chave do seu mercado e evite dores de cabeça.
Acompanhar todas as etapas de gerenciamento de uma empresa realmente não é tarefa simples. Leva tempo, requer conhecimento técnico, qualificação e, muitas vezes, um capital intelectual específico. O empresário, que por muitas vezes já se encontra altamente atarefado, pode recorrer a algumas soluções, como novas contratações de funcionários e terceirização, ambas, por vezes, com encargos altos, mas que podem ser essenciais.
Outra solução, mais viável, é a contratação de uma consultoria em gestão, a qual possui diversos benefícios, entre eles a dedicação integral sobre o problema e a experiência na área, que permitem muitas vezes não só a solução em si, mas também melhorias processuais e olhar inovador, podendo agregar mais ainda para a empresa. Não deixe de prestar atenção aos sintomas citados, eles podem ser sinais de que você pode estar deixando passar algo importante ou de que está entrando por um caminho negligente que, cedo ou tarde, trará riscos.