Hoje iremos dar início a uma nova série muito interessante: a história das grandes marcas. Iremos conhecer e analisar 5 pontos-chave para que você entenda a trajetória da marca: a história, os produtos, a cultura, as curiosidades e as estratégias. Assim, será mais fácil aprender sobre a jornada que cada um dos grandes nomes do mercado passou para chegar onde estão hoje, e o que elas podem ensinar a você, pequenos empresários ou profissionais liberais e autônomos.
A primeira marca é o OUTBACK. Uma marca bem conhecida e que atrai muitas pessoas. Abaixo, você pode ter acesso a um vídeo explicativo do Luis Amorim sobre este assunto.
E vamos lá! Começaremos pela história do Outback:
-A empresa chegou ao Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, 1997. Das 10 unidades mais rentáveis dessa empresa, 9 estão no nosso país, que possui uma grande representatividade no mapa de países nos quais a marca abrange. Por quê? Bem, o Brasil possui a unidade mais que mais vende por mês em toda a história do Outback, e ela se situa no shopping Center Norte, em São Paulo. Embora o nome remeta ao deserto australiano, o primeiro Outback foi fundado em 1987 na cidade grande cidade de Tampa, na Flórida. O restaurante foi tão bem recebido pelos americanos que no mesmo ano de seu lançamento montou a sua segunda unidade, e em pouco tempo foi se alastrando e ganhando um grande reconhecimento.Esse reconhecimento se tornou tão amplo, que o Outback teve suas unidades expandidas internacionalmente, e hoje está em 22 países. Aqui estão algumas curiosidades:
-Nenhum dos 4 sócios, donos da marca, havia visitado a Austrália antes de criá-la. Mesmo assim, em sua linguagem visual podemos encontrar diversas referências ao país. O ambiente de algumas unidades conta com o teto roxo e laranja, remetendo ao pôr-do-sol refletido na gigantesca rocha Uluru, que se situa no meio do Outback australiano.
-Toda a construção do espaço é feito em madeira e iluminação suave, referência às casas australianas dos anos 50. Ou seja, o ambiente foi criado para você se sentir em uma Austrália americanizada, já que muitas características americanas foram fundidas à linguagem do restaurante.
Você, profissional liberal ou pequeno empresário, tem muito a aprender com os estrategistas de marketing do Outback. Veja bem, é comum ouvir de nossos clientes na Apolo o quanto as vendas caem durante o inverno, que por si só é um motivo plausível para as pessoas não saírem de suas casas.
A mágica dessa empresa está na adaptação de seus produtos, dos quais os queridinhos são a Onion Bloom junto com a famosa Costela ao molho Barbecue:
-Chegou um momento do ano em que eles se perguntaram “qual é a saída para fazermos as pessoas saírem de casa no inverno e irem até o restaurante?” e então criaram o fondue dentro do pão australiano. Não foi necessário muito mais do que isso e uma boa divulgação, as unidades do Outback encontravam-se lotadas novamente, com uma grande fila em suas portas.
Entende o que quero dizer? Adaptação. Você deve ser munir de estratégias e ferramentas para atrair pessoas, adaptar-se a todos os desafios, sempre. Isso inclui criar um serviço, dar atenção extra ao cliente, distribuir vouchers com condições especiais, entre muitas outras saídas. Reflita.
O Outback possui em sua cultura toda uma forma de atenção especial aos seus funcionários e clientes, que são tratados com muito carinho:
-Os funcionários, inclusive, são chamados de “Outbackers”, um apelido carinhoso para quem está aliado à empresa, também possuem canções e linguagem próprias para diversos momentos internos.
-Uma prova da atenção que a empresa dá aos seus clientes pode ser exemplificada pela “Billabong Hour”: com o nome inspirado no termo Billabong, uma referência aos oásis que são encontrados no meio dos desertos australianos, a Billabong Hour consiste em 50% de desconto em bebidas para quem está esperando na fila. Ou seja, você consome enquanto espera.
Já parou para pensar nesse tipo de estratégia? Antes, o Outback não ganhava nada com filas, e agora ganha. É sair do trivial e buscar o diferente, autêntico.
Finalmente, a lição que retiramos sobre estratégia é simples: quando você busca dar atenção aos seus consumidores, oferecendo atendimento de qualidade e mostrando que realmente está escutando e disposto a fazer de tudo para o seu conforto e satisfação, fica mais fácil cobrar mais. No final, as pessoas não ligam de pagar um pouco a mais para viver essa experiência de compra.
Pense um pouco sobre isso, se reinvente. Enquanto muitos lugares estão vazios por continuarem em suas mesmas estratégias que não levam a lugar nenhum, o Outback está lotado, pois é uma empresa que se adapta e busca a satisfação acima de tudo!