No ano passado, os resultados do varejo foram um dos piores dos últimos 16 anos, segundo o Serasa EAC. Se sua Pequena Empresa obteve resultados ruins no ano de 2016, saiba que esteve dentro da média. Nos negócios, no entanto, nada pior do que se estar na média, ainda mais se for abaixo dela.Também no ano passado, inversamente a maioria das Pequenas Empresas, algumas outras tiveram resultados acima das previsões mais otimistas. Por que isso? A Apolo Business Consultoria procurou elencar 4 dicas para você ter melhores resultados no segundo semestre deste ano. Vamos a elas.
A primeira dica é compreender que, por trás de todas as Pequenas Empresas, existem no comando os Pequenos Empresários, e os resultados estão diretamente ligados a eles.
Se você quiser saber a diferença de comportamento e visão dos Empresários que tiveram maiores lucros, leia este artigo.
Já os conselhos sobre gestão aos Varejistas que podemos destacar são:
1º. O erro da média
Pense na média. Quando o mercado vai bem, as empresas investem em novas ideias, produtos novos, publicidade etc. Elas avançam como ondas. Quando o mercado vai mal, os varejistas se retraem ficam na espera ou na retenção, a média fica inerte. Um estudo do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da FGV, mostra que 82% dos gestores não pretendiam investir no momento de crise. O ponto é que aqueles empresários com maior visão de mercado fazem totalmente o oposto. Sabem que, como a média está “parada”, eles têm menos concorrência nas ações mais criativas. Expandem o contato com seus consumidores e usam a criatividade. Se você fez pouco nesse momento, saiba que você favoreceu aqueles que foram para cima.
“Em tempos de crise, uns choram, outros vende lenços” Nizan Guanaes
2º. Um conselho de números
Se você não tiver uma noção dos principais indicadores da sua loja, do seu negócio, você tem menor capacidade de medir tanto prejuízos quanto ganhos. O pior de tudo é que não saberá o que exatamente precisa melhorar e nem quanto poderá investir.
Se você tem dificuldades nessa gestão, acesse gratuitamente nosso e-book: 11 Passos Para Se Tornar um Gestor Melhor.
3º. Não confunda cortar com gerir
Como foi dito no primeiro conselho, aqueles que se retraem abrem margem para aqueles que, com a criatividade, usaram quase nada de dinheiro para ganhar mais espaço. Nesse contexto, para ter maior resultado é necessário saber gerir custos e não necessariamente iniciar políticas de corte. Assim, você terá mais recursos para ir ao lugar certo.
Leia também Como reduzir custos hoje na sua empresa, acessando este artigo aqui.
4º. A hora de ir para o ataque
Você compreendeu que, se ficar parado, seu resultado irá piorar. Entendeu que, sem saber seus indicadores principais, não saberá nem onde nem quanto pode avançar nos negócios. Além entendeu como gerir custos. Agora falta saber entender as técnicas para aumentar o faturamento.
Essa etapa é crucial e nas consultorias feitas na Apolo Business fazemos e elaboramos caso a caso. Recomendamos a leitura detalhada de como aumentar o faturamento para aplicar na sua empresa, acessando aqui. Se você somar esses 4 conselhos, saindo da zona de conforto e aplicando técnicas de gestão, será inevitável ter melhores resultados. O desafio está no quanto você está disposto a adquirir novas técnicas para realizar essa mudança de visão.
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