Aumentar as vendas é o desejo de todo pequenos empresários, porém nem todos conseguem conseguir isso de forma rápida e objetiva. Nesse artigo, vamos relatar o que aplicamos em nossas consultorias para que você possa aplica já no seu negócio.
VENDAS OU LUCRO?
A primeira coisa que você deve saber sobre como aumentar as vendas é se realmente é questão de vendas ou se é de lucro que você precisa. Isso mesmo, uma coisa leva a outra, mas talvez se você souber diferenciar se precisa de um ou outro, sua missão fica clara e mais barata. Então, como saber?
Se ninguém está telefonando para sua empresa, não tem pessoas querendo saber do seu produto ou serviço, está tudo parado, redes sociais ninguém comenta nem faz perguntas, então seu problema é de vendas mesmo. Dificilmente seu negócio sobreviverá assim. Por isso, vamos lá.
AUMENTAR AS VENDAS
Se for este o seu caso é necessário que você revise seus canais de vendas, tanto online quanto offline. Isso acontece geralmente em empresas que estão subtilizando seus canais ou que não estão sabendo gerenciar de forma a atrair. Contar com profissionais de vendas e marketing é uma solução boa para reequilibrar seus canais. Caso não tenha verba para isso, contrate alguma pessoa mais jovem ou freelancer para ajudar. Já se sua empresa tiver mais caixa, você pode contar com profissionais como Apolo Business, que fazem o acompanhamento tanto de marketing quanto financeiros junto, com profissionais especialistas em pequenas empresas no serviço de Gestão de Marcas, exclusivo nosso.
Caso mesmo que você revise e trabalhe melhor seus canais de venda e isso não resulte e mais vendas, talvez seja melhor rever sua oferta. Ou seja, o que você está oferecendo, será que seu preço está bom? Será que o que está oferecendo não é mais do mesmo? Quem você pensa que quer é realmente quem quer comprar? Enfim, questione-se algo mais a fundo pode estar errado. Empresários tem uma tendência a achar que seus produtos/serviços são os melhores, por isso chame uma pessoa mais crítica para ajudar ou faça uma pesquisa perguntando o que seus clientes acham que pode ser melhorado em seu negócio.
AUMENTO DE LUCRO PARA QUEM NÃO ESTÁ VENDENDO
PARA QUEM NÃO ESTÁ VENDENDO
Talvez sua empresa não esteja no caso citado acima, se tem pessoas perguntando sobre seus produtos/serviços, se têm pessoas entrando em contato, ligando e visitando seu negócio, mas não você ainda não está conseguindo fechar vendas, provavelmente o problema está no treinamento de vendas. Sua equipe talvez esteja mal treinada ou talvez você esteja oferecendo da forma errada.
Seu problema não é reformulação de canais, mas de processos e pessoas.
AUMENTO DE LUCRO PARA QUEM VENDE, MAS QUER MAIS
PARA QUEM VENDE, MAS QUER MAIS
Você já vende e quer mais, é necessário investir mais no seu marketing. É necessário contar com especialistas que saibam distribuir seu investimento em mídia. Outro modo é você otimizar sua base de clientes. Não é só ter lista de Whatsapp.
É qualificar as listas com base nos melhores e piores clientes. Ter um sistema como a Super Planilha de Controle Financeiro que faça isso para você de forma automática. Vender para um potencial cliente novo é 7x mais caro que vender para um cliente. Então, crie sistemas como cupons, sistema de indicação ou indicações. Crie também um modo que controlar as datas de compra e se dedique no telefone. Mesmo que seja só para perguntar como estão as coisas ou enviar conteúdos informativos referente a sua área.