COMO MONTAR UMA LINHA ESTRATÉGICA PARA SUA EMPRESA
Muito se fala sobre estratégia de negócio, mas pouco se fala de como se aplicar isso.
Uma forma mais fácil de colocar em prática as estratégias é saber primeiro o que é Estratégia. O segundo ponto é entender as partes que a compõe. Isso envolve saber sobre planejamento, táticas, correção e reaplicação.
Vamos ao primeiro ponto, a definição. Se você procurar em algumas literaturas, vai encontrar que estratégia é o plano que elabora para se alcançar determinado objetivo. Outras colocarão que é levar alguma coisa ou alguém de um ponto a outro. Independentes disso, todas as definições certamente passarão por primeiramente ter um objetivo.
A partir do momento que você estabelece um objetivo, você pode começar a traçar a chamada linha estratégica, que pode ser definida como uma linha de fato em que se encontram as táticas.
Táticas são os pormenores que integram seu plano, são ações menores que num determinado tempo, ou frequência, resultam em um passo a mais em direção a sua meta. Para isso, defina prazo, um tempo tanto para realizá-las quanto para finalizá-las. Meça e, se não estiverem surtindo efeito, adapte, melhore para alcançar seu objetivo.
Você pode ter mais de uma tática, que muitas vezes se interliga com outra e que somam forças. Mas tenha em mente sempre para que ela serve dentro do plano, quanto ela tem ajudado e até quando vai ser feita.
Um exemplo pode ser visto neste esquema:
Você empreendedor, que tem uma pequena e média empresa, deve ter essa visão macro para uma melhor gestão. Certamente, que ao se estabelecer uma linha estratégica com os devidos planos, métricas e prazos, terá maiores chances de alcançar seus objetivos. Uma empresa que não sabe aonde quer ir, qualquer lugar serve e, provavelmente, não é em qualquer lugar que você deseja estar.
Nos projetos de consultoria da Apolo Business para pequenas e médias empresas, esse sistema tem trazido ótimos resultados para nossos clientes. Aplique isso no seu negócio e veja como pode ser transformador.
O ponto que você empresário precisa ter em mente é. Aonde está? E para onde quer ir?