É comum encontrarmos, em nossas consultorias, pequenos empresários com certa dificuldade em ter a vida financeira organizada. Por isso, neste artigo, separamos para você um passo a passo para ter a sua vida e a do seu negócio em ordem.
Para você ter sua vida financeira organizada você vai precisar, invariavelmente, de algumas coisas. Vamos a elas:
1) Quanto custa para você viver?
Não adianta você ir trabalhar e planejar seus negócios se sua vida pessoal não estiver planejada. Suponhamos então que você precise de R$10.000 para viver e pagar as contas em casa, com filhos, por exemplo, e que o acordo com seu cônjuge seja de meio a meio, ou seja, que você precisa arcar com R$5.000.
Caso note que isso está muito longe do que sua empresa pode lhe pagar sem ser sangrada, é hora de rever duas coisas:
Primeiro, se o seu padrão de vida não está muito elevado para o que o seu negócio pode bancar. Segundo, se sua empresa não está “pesada” demais em gastos para o porte dela.
Nos dois casos é hora de mudar. É hora de enxugar. Caso ache que não é possível, talvez o buraco seja mais embaixo e não é nem na sua vida pessoal, nem na sua empresa, é em você! É encarar que as coisas precisam mudar. Mude-as, ou elas vão mudar sua vida.
Entendido isso, vamos ao segundo passo.
2) Arrume as gavetas!
Suponhamos que o máximo que sua empresa pode lhe pagar hoje, desde Pró-Labore à retirada de lucro, seja no máximo de R$3.000. Precisamos fazer algo operacional antes de entrarmos na estratégia que vai entregar os R$1.000,00 que você está precisando.
É necessário que você arrume as gavetas! O que quero dizer com isso? É extremamente importante que você coloque em dia seu fechamento financeiro. Que atualize quanto, quando e para onde foi seu dinheiro. Use a Super Planilha de Controle da Apolo Business para clarear sua vida.
Escreva todos os pagamentos que deverão ser feitos. Coloque todas as datas de recebíveis organizados de forma clara. Use post-its, agendas físicas ou digitais, caledários, etc. Tudo o que for pertinente. Passe para débito automático tudo o que puder. Separe suas coisas, arrume as gavetas e os armários. Use cores para organizar.
Se for necessário, use até um papel! Mas coloque em dia. Veja quanto de fato você tem tirado do seu negócio. Incluiu gasolina? Cafezinhos? Almoço? Lanche e outros? Contabilizou tudo? Isso é chave para organizar sua vida financeira. Segundo uma matéria da Exame, gastos com cafézinhos e refrigerantes pode variar de R$650 no ano até R$3.200.
Em caso de contas atrasadas, prefira pagar o que está correndo juros primeiro.
Feito isso e contabilizado tudo, é hora de tirar a prova dos 9. Suponhamos que, depois dos 3 dias que levou para organizar tudo, você tenha visto que retira R$3.500 reais do seu negócio por mês, e não os R$3.000 que imaginava.
Ps: Na matéria de hoje, não vamos entrar no detalhe de que o valor que você está retirando da sua empresa pode ser penoso ou não. Vamos apenas considerar que precisamos de R$5.000 e que hoje você retira R$3.500,00. Portanto, seu negócio precisa gerar mais R$1.500 para estabilizar sua vida em casa.
3) Corrigindo a diferença e chegando na meta
Sabendo que o máximo que sua empresa pode lhe pegar, desde Pró-labore à retiradas de lucro, seja de R$3.500, é hora de rever. Em outros posts, ensinamos as 3 relações que trazem dinheiro para os negócios. Hoje vamos te ensinar os 4 modos de aumentar faturamento com produtos:
– Vendendo mais para novos clientes.
– Vendendo mais vezes para os mesmos.
– Aumentando o ticket médio.
– Criando novos produtos.
É muito importante que você desenvolva estratégias para atingir cada um desses quatro meios. Esclareceremos melhor tudo isso em breve, mas, por enquanto, vamos focar em como organizar sua vida financeira.
Caso ache que recorrer a algum desses quatro pontos agora seja inviável, então veja qual deles está mais acessível no seu momento atual e procure saber, através da margem que os produtos/serviços vão te dar, quanto em esforços será necessário para ter esses R$1.500,00 de alguma maneira.
Metas são colocadas em cima de esforços, não de números!
Para conseguir este valor você pode partir de alguns raciocínios que iremos mostrar, mas vai exigir muito bom senso da sua parte, pois você tem duas possibilidades: a que é mais aconselhada ou a que é mais viável, mas que não necessariamente aconselhada.
A primeira opção seria que, para aumentar seu Pró-labore, sua empresa aumentasse o lucro dela. (Não necessariamente o faturamento!) Quem manda é o lucro, não o faturamento. O aconselhado seria que, ao aumentar o lucro, você aumente sua retirada, pois assim não teriam mais impostos incidindo sobre ele, já que se decidir fazer essa retirada em forma de Pró-labore, você terá mais tributos a pagar.
Mas suponhamos que sua situação seja a segunda, em que as ações não são aconselhadas, mas são possíveis. Nesse caso, podemos rever a sua forma de se remunerar. Você pode se dar um valor a cada contrato fechado por você: uma comissão, por exemplo. Você pode estimar uma meta e se dar um aumento, após ela ser batida. Você pode retirar um valor a cada atendimento, sessão etc. Depende do negócio. Você se encarará como um funcionário normal que terá comissão por resultado. Aí é o modo de usar isso como motivação a seu favor. Mas de novo, bom senso aqui é chave.
4 ) Cuidado com os resultados
Vejo muitos empresários com este simples passo a passo terem resultados todos os dias em nossas consultorias. Porém, muitos esquecem de como estavam e perdem o rumo de novo após as primeiras entradas extras aparecerem. Começam a não mais contabilizar, não controlar gastos, nem na empresa, nem em casa. Aí se mimam em aumentar demais o valor pago a si mesmo e se perdem novamente. É importante repetir e ficar neste processo até dominá-lo.
Não se perca após organizar sua vida financeira. Mantenha-se com o pé no chão, faça isso e verá o resultado, mas continue com foco.