Quando se é dono de uma empresa e responsável pelas suas finanças, muitos empreendedores possuem o medo de reduzir custos e ter o crescimento do seu negócio prejudicado. Porém, devemos ressaltar que reduzir os custos não significa cortar os custos necessários para manter a saúde administrativa de empresa. É importante lembrar, também, que essa estratégia não deve ser aplicada apenas em momentos emergenciais. Como diz, um dos sócios da Ambev, Marcel Telles: “Cortar custos deve ser como cortar unhas, deve-se aparar sempre”.
As despesas podem ser reduzidas através de um bom planejamento, garantindo que a sua empresa obtenha novos recursos essenciais para o funcionamento e alcance de resultados. Além disso, o potencial de competitividade no mercado pode ficar muito maior, aumentando suas eficiência, tornando-se até superior à maioria dos concorrentes, se as suas ações forem bem analisadas previamente e executadas com cautela.
Hoje, vamos falar sobre 2 estratégias de redução de custos que irão ajudar você, pequeno empreendedor, a obter maiores resultados no seu negócio. Confira!
1. Estratégia de Renegociação
1. Estratégia de Renegociação
Renegociar suas despesas fixas é muito importante na redução de custos. Esse é o momento no qual você irá reduzir as despesas que se repetem todo mês, que vendendo ou não você terá que pagar. Não se assuste! Não estamos dizendo que você deve cortar os custos imprescindíveis para a continuidade das operações da sua empresa, porém, queremos que saiba que é possível diminuir os gastos através de algumas alternativas, como:
- Buscar um espaço com valor de aluguel 40% mais em conta. “Truque alto” e deixe e o outro lado falar, quem se explicar primeiro, perde (se conseguir abaixo disso, é lucro). É uma técnica de contraste em negociação, ancoramos algo alto, para que se consiga o que queremos.
- Conscientizar seus funcionários sobre economia de energia e água.
- Reduzir a equipe de funcionários (aconselhamos em casos estritamente necessários).
- Eliminar tarifas bancárias migrando para bancos digitais.
- Procurar por pelo menos 2 novos fornecedores por categoria de produtos a fim de reduzir o custo de mercadoria e ganhar eficiência na margem.
2. Reduzir custos migrando para o mundo digital
2. Reduzir custos migrando para o mundo digital
Que a maioria das empresas estão percebendo os benefícios de migrar para o mundo digital, você já sabe. Mas você entende os reais benefícios desse movimento? Além de poupar na hora do planejamento financeiro ao utilizar bancos digitais (que não possuem tarifas, por exemplo), começar a migrar para o digital pode te trazer muitas outras vantagens, como:
- Custo de estrutura menor: com uma empresa incluída no mundo digital, você e os seus funcionários podem adaptar diversas partes do serviço que anteriormente era realizado pessoalmente. Produtos que eram entregues de forma física podem ser alterados para o ambiente digital, como por exemplo, e-books e planilhas. Entregas de documentos que contavam com custo de impressão podem ser entregues via nuvem e plataformas como drives. Se antes, você utilizava de canais de venda físicos para vender seus produtos, com a implementação de uma plataforma de e-commerce poderá vender online e gastar apenas com produção e envio pelo correio.
- Produzir em maior escala a menor custo: como citado anteriormente, com a comercialização de produtos digitais, o custo de produção se torna muito mais barato. Você precisará gastar apenas com softwares de criação do material, e com a plataforma na qual você irá hospedá-lo. A partir daí, você pode produzi-lo em uma escala infinita com muito mais velocidade do que os produtos convencionais.
- Caso preste serviços, você pode compilar o seu conhecimento em um material que ajude os seus consumidores e os auxilie em suas questões. Por exemplo, se você trabalha com design de interiores, pode criar um guia digital sobre aplicação de cores em um espaço. Além desse material ser benéfico e com um preço acessível, o seu público poderá ter acesso a informações vindas diretamente de um (a) profissional e se engajar com o seu conteúdo.
- Ganhe liberdade geográfica e de tempo: com os processos de automatização, você poderá vender e prestar um serviço sem estar em contato direto com o cliente e o material. As pessoas poderão consumir de forma rápida e independente, adquirindo o material no momento em que a compra for aprovada. E o melhor: poderão fazer isso de qualquer lugar do mundo, pois o mundo online é para todos!
3. Reduzir custos terceirizando e automatizando
3. Reduzir custos terceirizando e automatizando
Uma das maiores tendências que o mundo dos negócios vem passando é pela terceirização. Isso vem ocorrendo em várias partes do mundo. As empresas por assinatura ou por entrega sob medida não são aplicáveis somente a produtos, mas a serviços. É aí você pode reduzir custos. Empresas como de limpeza, zeladoria, portaria eletrônica e concertos são apenas alguns exemplos de terceirização mais comuns. Isso reduzo os encargos trabalhistas e promove sob medida o suprimento da sua necessidade.
A automação é já outro nível de redução de custos. Vou dar um exemplo, um cliente tinha uma funcionária apenas para envio e recuperação de geradores de boleto. A mesma funcionária, fazia envios manuais de disparo de Whatsapp. Quando fizemos uma Consultoria Express, aconselhei a uma ferramenta que automatiza o processo tanto de disparo de e-mails quanto de WhatsApp. O custo de quase uma salário mínimo foi cortado por 3.
Na hora de cortar custos, estamos falando de pouco em pouco que no todo faz uma grade diferença, ainda mais quando multiplicamos por doze meses.
SUGESTÃO
SUGESTÃO
Na Apolo Business, somos uma potencializadora de negócios inserida desde cedo no mundo digital. Podemos comprovar a eficácia desse modelo de negócio, pois, desde o início, utilizamos de todos esses benefícios e ferramentas citados acima. Tanto para uso da própria empresa, quanto para nossos clientes da consultoria financeira e serviços de marketing digital.
Se você tiver alguma dúvida em relação a esse “novo mundo”, não hesite em entrar em contato. Podemos te ensinar a como adaptar a sua empresa do 0 ao digital, atrelando controle de finanças a uma comunicação eficaz.