Saber se seu negócio é lucrativo não é questão apenas de olhar seu faturamento. É saber olhar seu lucro. Mas sabemos por experiência aqui na Apolo Business, que muitos pequenos empresários, não sabem quanto fica no caixa por mês.
Os motivos para isso acontecer são vários, entre eles:
- Não ter os registros adequados
- Não ter um sistema profissional de Controle Financeiro como a Super Planilha,
- Não ter um sistema integrado e automatizado. Ficando sempre refém de vários registos.
- Não entenderem o básico da estrutura financeira de um fluxo de caixa.
- Misturarem vida pessoal com profissional.
FAÇA O DOWNLOAD DO EBOOK GRATUITO: 6 MODOS DE RETIRAR SEU PRÓ-LABORE
Esses são apenas alguns das diversas realidades que presenciamos quando alguns clientes novos passam antes de passar pelas nossas mentorias e serviços. Por isso, nesta matéria de hoje, vamos ensinar como você poderá saber se seu negócio é lucrativo.
1) E os Registros?
Uma das primeiras coisas para ter o mínimo de fiabilidade das informações que você precisará analisar é saber se tem feito os registros corretamente. Acredito que água, luz, colaboradores, você deve contabilizar, pois se nem isso fizer algo muito errado já encontramos.
Quando nos referimos sobre registros financeiros, estamos falando de todos mesmo. Você contabiliza as taxas de cartão em seu fluxo de caixa? O valor que paga para gerar boletos? Registra os rendimentos que entram nos investimentos? Esses custos que para muitos passam despercebidos são chave para se saber o lucro real do seu negócio.
Tenha sempre a sua disposição uma ferramenta prática e automatizada para registros financeiros. Se não puder ter uma Super Planilha, como a da Apolo Business, alguma mais simples, mas que seja unificada e tenha estrutura correta de fluxo de caixa.
2) Estrutura
2) Estrutura
A estrutura financeira pode no final não impactar no total de quanto sobre, mas com certeza se estiver em ordem errada, trará análise por etapas erradas. O que queremos dizer com isso? Vamos explicar melhor. O ideal é você ter seu faturamento juntamente com saldos anteriores no topo do seu fluxo de caixa. Seguido disso, os seus custos variáveis.
Por quê? Porque quando abatemos do faturamento os, variáveis, obteremos a famosa Margem de Contribuição. Aquela que determina quanto lhe sobrará para pagar as variáveis, que lembrando são aquelas que variam proporcionalmente às vendas/produção. Se na sua estrutura você mudar a ordem, certamente não obterá este indicador. c
Após a categoria de variáveis, vamos para as fixas, que seria bacana você desmembrar seus investimentos. Tendo somente administrativo mesmo. O que você necessita para fazer seu negócio girar. Pois assim você poderá obter um indicador que é Lucro Operacional Antes dos Investimentos, que lhe ajudará a entender se seu negócio por si só dá lucro. Se neste ponto seu lucro estiver negativo, você deverá rever muita coisa.
Deve conferir se suas despesas com mercadorias (variáveis) estão acima do permitido saudável. Conferir se sua folha de pagamento não está carregada. Se seu planejamento tributário está correto, ou até mesmo não está faturamento menos do que poderia.
Sobre separar as fixas, dos investimentos (que majoritariamente são fixas) é ter noção se seus investimentos de fato estão retornando. Além disso saber se você está investindo. Ter um valor baixo de investimentos pode ser um dos motivos pelos quais você não está lucrando tão bem quanto poderia. Já vimos empresas passarem meses sem nenhum investimento de marketing. Estando reféns de indicação
Depois dessas despesas, você terá seu Lucro Operacional. Encerrando a análise da sua operação em si. Depois disso, temos os Não Operacionais, que são dívidas, empréstimos, juros, retiradas, rendimentos, aplicações etc. Muitas empresas até tem negócios lucrativos, mas por terem dívidas elevadas acabam perdendo lucratividade. Neste caso é bom entender as possibilidades e alternativas de renegociação.
Ao final de todos esses abatimentos saberemos de fato o Lucro Líquido.
3) Portfólio
3) Portfólio
Um dos diferenciais que temos aqui na Apolo Business que entregamos aos nossos clientes é a análise de porfólio. Tanto acreditamos nisso, que na Super Planilha versão Upgrade, temos uma aba somente com Centro de Custos para análise de margens de retornos, individualizado, para análise.
Entender quais produtos são mais e menos lucrativos é determinante para o sucesso de qualquer negócio. O ideal é você compor os 4 únicos tipos de produtos/serviços (clique para entender) que existem para ter um negócio saudável. Entender o equilíbrio entre giro x margem. Um compensa o outro.
Se você estiver refém nas vendas de produtos com baixa margem, já sabe que tem vender muito para ter retorno e bater seu Ponto de Equilíbrio (clique para entender). Será então que não está na hora de trazer algo de margem maior? Se tem margens altas, mas vendas baixas, será que não é bom trazer um que gire mais? São infinitas análises nesses pontos que você deve entender como deixar seu negócio mais lucrativo.
4) Rentabilidade x Lucratividade
4) Rentabilidade x Lucratividade
Cuidado após tudo o que vimos até aqui não confundir rentabilidade com lucratividade. Um mostra quanto você está tendo de retorno em cima do quanto investiu inicialmente. Outro mostra quanto está tendo de lucro em cima do total que gerou. Vamos aos cálculos.
Retorno: Retorno – Investimento
Investimento
Lucratividade: Resultado Líquido x 100
Faturamento
Conclusão
Conclusão
Recapitulando: afinal, como saber se o seu negócio é lucrativo? Esteja atento (a) aos seus registros, utilize a estrutura correta, ajuste o seu portfólio e não confunda os cálculos.