Nos últimos meses, o novo coronavírus tem sido um grande empecilho na vida de muitas empresas e donos de negócios. A pandemia pelo COVID-19 no Brasil gerou grandes crises, tanto no cenário econômico quanto social.
Devido ao isolamento social e condições de trabalho adaptadas para prevenção de contágio entre a população, – recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – pequenos empreendedores estão precisando se adaptar a um novo modo de continuar proporcionando seus serviços e produtos, uma vez que a maioria das empresas físicas sentem a necessidade de migrar para o mundo digital e adaptar a sua comunicação para atender às demandas de mercado atuais.
Portanto, separamos uma lista de atitudes que você pode tomar para facilitar esse novo processo de venda e posicionamento da sua empresa dentro do cenário atual. Confira!
1) Não é hora de contar com novos clientes
Existem muitas outras formas de se fazer dinheiro, além de prospecção de novos clientes. É claro, esta é uma parte importantíssima para o seu negócio continuar gerando lucro e crescendo, por isso é um dos modos mais difíceis de serem feitos. Porém, devemos levar em consideração que neste momento muitos projetos precisaram estão pausados, muitos clientes estão repensando seu contrato e ponderando sobre prioridades, e muitos fornecedores não estão entregando. Opte por contar com sua base de clientes antigos ou conhecidos de clientes. Será mais certo e menos custoso.
2) Automatize sua base de clientes
Invista nessa base de clientes, aprimore o seu atendimento e modo de entregar. É hora de fortalecer esses contatos com ofertas exclusivas, condições atrativas, novo modo de entrega adaptado às necessidades atuais, ou até mesmo novas formas de pagamento! Se você nunca contou com estratégias de fidelização de clientes, o momento é agora.
3) Tire os projetos da gaveta.
É uma boa hora para girar aquilo que há tempos está parado. Aquele produto, aquele serviço que não pensou direito, mas sabe que pode ser uma alternativa. Talvez algum de seus projetos antigos atenda melhor às novas demandas do seu público. De qualquer forma, tente criar novas formas para diversificar seu mix de produtos/serviços e adaptar seus projetos ao que seu público está precisando no momento. Exemplo: antes a venda do seu produto era feita de forma física? Invista em formas de entrega via delivery, agendamento e correio. Dessa forma, você garantirá a venda independentemente do contato presencial com seus clientes.
4) Repense seus canais digitais.
É hora de quem não entregava online, entregar. Ou seja: este é o momento para se inserir no mundo digital, dar as caras! É hora de quem não estava no Instagram, entrar. É hora usar o youtube para compartilhar conteúdo, de investir em produtos digitais, estruturar uma loja online, entrar de vez no e-commerce. Com a ajuda de um profissional de marketing, você pode criar uma comunicação efetiva online, que irá facilitar a sua inserção no mercado, fidelizando seus clientes e até mesmo atraindo novos.
5) Remodele seu negócio.
Você não permite pagamento parcelado? Talvez seja hora de repensar. Ao invés de trabalhar com vendas, você pode criar um novo sistema de aluguel de produto. E definitivamente é hora de criar novas parcerias em novos canais de vendas. A sua empresa está atuando em um campo diferente do comum, por isso, é hora de ter um negócio fora do comum. Lembre-se: quem não se adapta na situação atual ou não se planejou previamente terá muita dificuldade em ter resultados positivos se não se mudar o seu posicionamento. Vá à luta! Reinvente-se!
Esperamos que essas dicas possam ter aberto a sua visão de qual será o futuro das pequenas empresas no Brasil e no mundo daqui para frente. Lembrando que você pode sempre entrar em contato conosco, da Apolo Business, para te auxiliar na potencialização do seu negócio! Nosso modelo de trabalho consiste em nortear as suas estratégias de marketing e te ensinar controle total das suas finanças. Também temos produtos criados especialmente para facilitar a sua vida ao tocar o seu negócio, como a Super Planilha, por exemplo, que foi criada para você, pequeno empreendedor que precisa de controle financeiro fácil e rápido!