Sabemos que empreender não é uma tarefa fácil, principalmente se você começou agora no mundo dos negócios. Na maior parte do tempo, ser um empreendedor requer conhecimento e estudo sobre habilidades administrativas, como uma atuação estratégica, comunicação persuasiva e clara, clareza para tomar decisões, e, é claro, saber fazer um bom controle financeiro, que é sobre o que vamos falar hoje.
SOBRE CONTROLE FINANCEIRO
Além de influenciar na tomada de decisões e trazer um norte estratégico para que a sua empresa alcance os resultados desejados, o controle financeiro empresarial é a ferramenta que vai mostrar onde cada centavo do seu negócio está sendo aplicado e onde você pode investir.
O Controle financeiro empresarial vai ajudar muito nas escolhas do dia-a-dia da sua empresa: definição de objetivos, acompanhamento de ROI (Retorno Sobre Investimento) e definição do preço de vendas são só alguns dos pontos que irão clarear na sua mente e facilitar a rotina do seu negócio.
É importante lembrar que o controle financeiro de uma empresa é uma das tarefas que mais trazem problemas para o administrador, se não for feito da forma correta. Infelizmente, pequenas empresas são as que mais costumam sofrer com essa falta de controle. Mas estamos aqui para mudar isso.
Queremos ensinar a você como realizar o seu controle financeiro em 5 etapas, então, vem com a gente!
1ª etapa – Separação de entidades
1ª ETAPA – Separação de entidades
Muitos gestores de negócios misturam suas contas físicas com contas do negócio (jurídicas). Nesses casos, o capital que é utilizado para pagar as contas da empresa e as contas pessoais desse gestor ficam no mesmo local, “misturados”. Como você deve imaginar, isso dificulta muito na hora de pagar as despesas do negócio, pois não é possível ter controle de até quanto pode ser gasto para arcar com as despesas dessas duas entidades – empresa e vida pessoal. Portanto, se você faz a administração financeira da sua empresa, a primeira coisa que você deve fazer para começar um controle financeiro eficaz é separar esse dinheiro em contas diferentes, após calcular o seu pró-labore e entender quanto você pode inserir em cada conta por mês.
2ª etapa – Registros atualizados
2ª ETAPA – Registros atualizados
Nos seus registros financeiros – fluxo de caixa, demonstrativos financeiros, livro diário, etc. – é onde ficam compilados todos os dados sobre as finanças da sua empresa, todas as entradas e saídas de um determinado período, e onde cada valor foi aplicado, considerando cada transação específica. Esses registros permitem que você tenha acesso a informações que vão facilitar a sua tomada de decisão, por isso, é importante tê-los sempre atualizados e sem erros. Assim, você terá em mãos um indicador confiável sobre a atual situação da empresa.
3ª etapa – Análise de dados no controle financeiro
3ª ETAPA – Análise de dados no controle financeiro
Muitos empreendedores coletam seus dados de forma correta, porém, apenas uma parte deles, para descobrir se o faturamento subiu ou desceu. É importante ter em mente, porque só com essas informações você não vai conseguir ter uma visão geral das suas finanças e pensar estrategicamente. Então, antes de montar e direcionar a sua estratégia, tenha em mente alguns pontos que você deve analisar com cuidado:
– Custos operacionais
– Salários e benefícios de funcionários
– Produtos que dão lucro
– Produtos que dão prejuízo
– Contas a pagar
– Contas a receber
– Despesas fixas
4ª etapa – Correções e direcionamento
4ª ETAPA – Correções e direcionamento
Após fazer a sua análise e ter uma visão clara sobre as finanças do seu negócio, essa é a etapa na qual você vai começar a fazer o direcionamento do seu dinheiro e as correções necessárias dentro do seu orçamento, como correção de preço, de margem e de investimento.
5ª etapa – Investimentos estratégicos
5ª ETAPA – Investimentos estratégicos
Esse é o momento de traçar o seu plano de investimento estratégico. Hora de analisar o que é necessário para aprimorar a sua empresa em todos os aspectos e torna-la mais eficaz para o mercado. A comunicação com o seu público e clientes não está muito boa? Então, aconselhamos que procure por profissionais de marketing e incorpore um planejamento de comunicação. Sua equipe precisa de mais aprendizado sobre alguma área para ficar afiada? Considere investir em capacitações e treinamentos. Existe algum equipamento que vai economizar o tempo da sua equipe e automatizar algumas tarefas? Talvez algum equipamento mais novo, que facilite o trabalho? Invista nisso!
Fazer o controle financeiro da sua empresa não é uma tarefa fácil, exige muita concentração, dedicação e esforço. Porém, no final dessa jornada, você poderá perceber os frutos do seu trabalho através dos resultados elevados. Lembrando que você pode sempre contar com ferramentas de controle financeiro para te auxiliar, como a Super Planilha.
Esperamos que essas informações tenham clareado a sua mente. Qualquer dúvida, basta entrar em contato com a nossa equipe e ficaremos felizes em respondê-la!