Custo Variável: Conheça Alguns Exemplos

Na hora de administrar uma empresa e seus gastos, é necessário um bom gerenciamento financeiro para garantir melhores resultados de caixa. Para isso, geralmente utilizamos de dois parâmetros: o custo fixo e o custo variável. Hoje, vamos conhecer alguns custos variáveis.

O QUE SÃO CUSTOS VARIÁVEIS?

Custos variáveis, ao contrário do que muitos pensam, não são aqueles que variam de um mês para outro, mas sim aqueles que mudam de acordo com o volume de vendas. Exemplos: em uma indústria de móveis, são produzidas, por mês, 250 cadeiras. Para a produção, é contratada mão de obra temporária, que varia de acordo com a empreitada. O pagamento é feito também por trabalho. Como estas produções exigem maior gasto de energia, quando a produção aumenta a conta de energia sobe 40%. Este percentual é um exemplo de custo variável!Confira uma breve lista do que são os seus custos variáveis!

– Alguns impostos como o Simples Nacional.
– Frete.
– Sacolas e embalagens.
– Taxa de cartão.
– Matéria-prima. – Água e luz. (Em alguns casos)
– Mão de obra. (Em alguns casos)

EXISTEM CUSTOS SEMI-VARIÁVEIS?

Alguns custos têm componentes que são fixos e alguns que são variáveis. Um exemplo é o salário para sua força de vendas. Uma parte do salário para um vendedor pode ser um salário fixo e o restante pode ser comissão de vendas. Ao calcular seus custos fixos e variáveis, você deve alocar a parcela fixa para os custos fixos e a parcela variável para os custos variáveis. Alguns métodos de depreciação que aplicam a depreciação de acordo com o uso do ativo podem ser custos variáveis ou mistos – parcialmente variável e parcialmente fixo.

E A RELAÇÃO COM AS VENDAS?

Os custos variáveis funcionam de acordo com a quantidade de vendas, ou seja, se as vendas da sua empresa aumentarem, os custos variáveis aumentarão, se as vendas diminuírem, os custos também vão diminuir.

Porém, o aumento dos custos variáveis não são de todo um mal, afinal, quando as vendas aumentam, você precisa fazer mais produtos ou se preparar para executar mais serviços. Sendo assim, você gasta mais com custos variáveis, mas também recebe mais receita em seu negócio.

Lembrando que: a sua receita deve aumentar mais rápido do que suas despesas. Você não lucrará se os custos variáveis aumentarem mais rápido que a renda.

CONCLUSÃO

Na realidade, o que vai contar como custo variável no seu negócio depende da estruturação e funcionalidade do mesmo. O que importa é conhecer quais são os custos que tendem a se repetir e aqueles que oscilam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Potencialize seu negócio

 

Receba em seu e-mail informações valiosas de como potencializar seu negócio. Faça seu cadastro abaixo.