Estamos vivendo em tempos de uma crise econômica e social. Podemos apostar: uma pandemia não estava nos planos de ninguém para 2020, e a maioria dos gestores de pequenas empresas não se prepararam para o cenário atual, o que trouxe diversos empecilhos para quem depende do próprio negócio. Felizmente, mesmo com o cenário atual, ainda é possível se reinventar e obter resultados, bastam as ferramentas corretas!
Com o crescimento exponencial da internet nos últimos anos como um espaço propício para comércio, lançar um produto não significa mais uma fabricação física ou envolvimento de processos industriais. O novo ambiente que a internet proporciona diversas soluções favoráveis a donos de pequenas (ou grandes) empresas que vêm sentindo a necessidade de se reinventar nessa época, e uma dessas soluções são os infoprodutos, que possuem um potencial de lucro muito grande, podendo ajudar no aumento do faturamento nesse período.
Abaixo, você irá aprender:
– O que são infoprodutos
– Quais são os principais tipos de infoprodutos
– Como criar o seu infoproduto
Vamos lá?
O que são infoprodutos?
Produtos nessa categoria incluem todo tipo de produto distribuído e consumido digitalmente, criado para atender à necessidade e facilitar a vida de um público em específico. E o melhor: o acesso a este tipo de produto é muito fácil, pois o processo de compra e procura é feito através da tela do computador, tablet ou celular.
Alguns dos maiores motivos pelos quais um infoproduto pode chegar ao sucesso e ajudar as pessoas são:
– Ele resolve um problema: Você provavelmente já se deparou com alguma questão relativamente simples de resolver, mas que, no momento, parecia um bicho de sete cabeças? Teria sido bom se houvesse um material para guiar as suas ações e evitar uma quantidade consecutiva de erros, não seria? Um bom infoproduto vem para solucionar problemas e garantir que eles não se repitam futuramente.
– Ele soluciona dúvidas: Não precisa ter vergonha de admitir, sabemos que você não gosta de ler manuais. Sim, eles podem ser maçantes para a maioria das pessoas. Porém, com um infoproduto, você pode responder a todas as dúvidas do seu público de forma mais dinâmica e ilustrativa, facilitando o compreendimento e engajando a atenção de quem precisa tirar dúvidas em relação a certos temas e produtos.
– Infoprodutos ensinam coisas novas: Você dá aulas de violão, mas a quantidade de clientes que você recebia em sua escola está diminuindo por conta do cenário atual? Esse é o momento de investir em um produto digital de ensino. E melhor: você pode distribuí-lo a um preço acessível, pois o custo de distribuição e fabricação desse conteúdo é irrisório.
Para os possíveis consumidores, a ideia de adquirir esse produto é atrativa, afinal, qual outro tipo de produto pode ser comprado e consumido em qualquer lugar, a qualquer hora?
Tipos de infoprodutos:
Cada infoproduto tem características e utilidades diferentes, de acordo com o seu tipo de público. Para descobrir os pontos principais do seu infoproduto, você deve fazer primeiramente uma pesquisa dentro seu nicho de clientes, e descobrir quais são as suas necessidades e desejos. Isso garantirá que você entendeu o problema dos seus clientes, e seus anúncios irão fazer ofertas irresistíveis.
Esses são alguns dos principais tipos de produtos:
- E-books – Os e-books são livros digitais, ao contrário dos livros convencionais, podem ter diversos formatos e até mesmo ilustrações. Eles podem ser comercializados através de landing pages e/ou sites, como Hotmart ou Amazon.
- Podcasts – Podcasts são uma forma de transmissão de conteúdo que conta, a maioria das vezes, com mídia em formato de áudio, trabalhados de forma compilada ou em série. Neles, você pode dar a sua opinião sobre diversos assuntos, pode ensinar alguma coisa a seus ouvintes, pode se juntar a alguém que tenha domínio em alguma área específica e fazer uma entrevista… as possibilidades são muitas!
- Screencasts – Screencasts são capturas de uma tela de vídeo, geralmente contendo narração em áudio. São muito úteis para ensinar as pessoas, e fazer tutoriais sobre ferramentas online.
- Webnários – Este infoproduto é um formato de seminário online. Você pode gravá-lo facilmente, basta uma câmera e microfone de boa qualidade, e hospedar o vídeo em alguma plataforma que possa ser acessada posteriormente.
- Cursos online – Um dos tipos de infoprodutos mais comuns e que trazem mais retorno, visto que você pode ensinar e passar conteúdo a diversas pessoas, e trabalhar esse conteúdo de formas variadas. Para criar autoridade no assunto e engajar o seu público, aconselhamos que você que você escolha um tema que seja de seu domínio.
Agora que você já conhece alguns tipos principais de infoprodutos, você já pode começar a pesquisar qual formato se adapta melhor ao seu tipo de público e ao seu serviço. Pense: Você tem algum conhecimento do qual tem total domínio? Qual assunto as pessoas te procuram para tirar dúvidas, ou veem você como referência na área? Facilite a vida dessas pessoas com um compilado de conteúdos em formato de produto digital!
Infoproduto X Produtos Físicos
Criar um infoproduto pode parecer uma tarefa complexa e trabalhosa, mas existem diversos motivos que vão tornar o seu trabalho mais fácil do que lançar um produto físico:
- Baixos custos: Os infoprodutos vão custar muito menos a você do que produtos físicos criados em empresas de comércio ou indústria, visto que esses produtos dependem de mercadorias físicas e toda uma estrutura para produção e distribuição.
- Você escala tempo e dinheiro: Pelos infoprodutos serem distribuídos de forma automática, você possui uma liberdade financeira muito, pois esse tipo de produto é produzido apenas uma vez e replicado, poupando também o seu tempo.
- Alta demanda: Os dispositivos digitais estão nas mãos de toda a população. Pela facilidade de acessar o conteúdo no dia-a-dia, o seu produto terá um diferencial em relação a todos os outros produtos físicos.
- Alcance global: Não existe um limite de venda física ou de distribuição do seu produto! Você pode comercializá-lo em diversas cidades, estados ou até mesmo países.
- Estrutura simplificada: Este tipo de produto pode ser vendido mais rapidamente, sem a necessidade de processos de produção industrial ou compra de mercadorias. E o melhor: a facilidade de editá-lo ou atualizá-lo está a poucos cliques de distância.
Criando o seu infoproduto
Estude o seu público
Essa é a parte mais importante ao começar a confecção do seu produto digital. Sem ela, lançar esse tipo de conteúdo no mercado digital será como um tiro no escuro. Pesquise quais as necessidades do seu público, quais são os maiores motivos de dúvidas desse público. Obrigatoriamente, você deve saber falar bem sobre esse assunto e dominá-lo, a partir daí, você irá compilar quais possíveis temas o seu público gostaria de adquirir. Um exemplo: você é um (a) profissional da área da estética e quer disponibilizar um produto digital. Pesquise e adquira feedbacks dos seus pacientes, qual produto eles poderiam sentir falta de acessar quando estiverem em casa? Um guia de cosméticos e aplicação dos mesmos? Tratamentos caseiros para manutenção da pele no dia-a-dia? Sabendo quais são as dores dos seu público, você tem muito mais chances de ser bem sucedido (a) na comercialização do seu infoproduto, obtendo muito mais procura.
Encontre o SEU infoproduto
É normal nos inspirarmos em produtos de outras pessoas e sentirmos vontade de fazer a nossa própria versão daquele formato. Mas, assim como cada negócio, cada infoproduto é único. Por isso, você deve se perguntar: quais daqueles infoprodutos da lista que mostramos a você se encaixa melhor no seu negócio? Como você prefere se comunicar com o seu público? Como o seu público prefere receber as informações? Qual formato pode facilitar a aprendizagem e acesso do mesmo? Reflita sobre todas essas questões e defina a melhor forma de trabalhar um produto digitalmente para o seu caso em específico.
Use ferramentas e plataformas que podem ajudá-lo
Explore todas as ferramentas e plataformas que o mundo digital por te oferecer. As opções são muitas, todas de acordo com qual etapa do trabalho você está! Se você está com dúvidas sobre a etapa da criação e design do seu produto, você pode utilizar aplicativos como o Canva, que é gratuito, ou pode utilizar programas mais avançados como os softwares de criação da Adobe. Se você não entende nada de finanças e como gerenciar o valor investido e recebido em cima da comercialização do seu produto, você pode utilizar uma planilha de controle financeiro, como a Super Planilha. Agora, se está com dúvidas de onde hospedar e comercializar o seu produto, faça uma pequena pesquisa sobre plataformas de hospedagens de produtos digitais de acordo com a sua categoria. Curso online fazem muito sucesso na plataforma da Hotmart, por exemplo – que também é gratuita-.Você precisa de bons profissionais de marketing!
Um bom profissional de marketing vai te ajudar a alavancar a imagem do seu produto no meio digital. Como já citamos, a demanda é alta, o que significa que a sua concorrência também é alta, por mais específico que seja o seu nicho ou a solução que o infoproduto apresenta. É necessário ter um bom plano de comunicação baseado na jornada de compra do seu tipo de público. Os profissionais de marketing também irão, por muitas vezes, auxiliá-lo no processo de teste do seu produto. Afinal, com pesquisa e planejamento podemos descobrir muito sobre as necessidades do consumidor e qual tipo de consumidor ele é, em qual categoria ele se encaixa – na sua lista de leads quentes ou leads frios -, qual headline irá chamar mais a atenção dele, qual tipo de design, disposição de conteúdo na página e qual linguagem o fazem focar mais na mensagem que você quer passar.
Conclusão
Agora que você já sabe todos os benefícios que um infoproduto pode te trazer no cenário atual. Que tal começar a sua pesquisa e dar uma chance a esse novo mercado? Estar inserido no mundo digital nos dias de hoje é um grande diferencial e abre muitas oportunidades para o seu negócio. Não fique para trás, dê uma chance a novos formatos de comercialização do seu produto e/ou serviço!