Como você já sabe, número de vendas não é sinônimo de lucratividade. Por isso, hoje vamos falar sobre a Margem de Contribuição. Basicamente, ela é um indicador econômico-financeiro que nos indica se a receita de uma empresa é suficiente para pagar os custos e as despesas fixas, e ainda assim, sair com lucro.
O que é a Margem de Contribuição?
Também conhecida como ganho bruto, a Margem de Contribuição representa quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos de estrutura — como citado ali em cima, estes são os custos e despesas fixas – e ainda gerar lucro. Assim, é possível calcular a quantidade mínima de produtos que a sua empresa precisará vender para sair no verde.
Como calcular?
Em uma breve sequência de vídeos, Luis Amorim explica de forma simples como calcular a sua margem. Confira alguns exemplos e formas de aplicar ao seu negócio aqui!
Mas, afinal, quais as vantagens da margem de contribuição?
Com ela, as vantagens são muitas! Você pode planejar suas promoções, estipular metas do time de vendas, ajustar o preço dos itens que possuem margem menor, saldar produtos específicos, entre outras diversas decisões na hora de precificar. Conhecer a margem de contribuição é essencial para o planejamento de qualquer empresa. Somente com esse indicador você poderá descobrir o menor valor que o produto/serviço pode ser comercializado. Caso a margem for negativa, é inviável vender o produto.
Esperamos ter ajudado você a compreender um pouco mais sobre esse importante indicador!