Cada formato de mídia tem a sua importância e destaque dentro da publicidade, cada um com as suas funções e particularidades. Se você quer entender como funciona cada formato e como utilizá-la a favor do seu negócio, continue lendo: iremos falar sobre mídia online e mídia offline!
É através desses dois tipos de mídia que podemos disseminar qualquer tipo de conteúdo. A divisão da Publicidade em online e offline já está sendo considerada antiquada, pois os tipos de mídia offline se interligam com as mídias online. Uma campanha divulgada apenas em mídia televisiva, outdoors, busdoor e revistas e jornais, acaba alcançando as mídias online também, pois tudo o que se vê, em qualquer lugar, é compartilhado via internet. Seja por vontade da própria marca, ou pelo público que registrou a peça offline e enviou a foto para a web.
Como a mídia offline funciona?
Bem, qualquer tipo de estratégia promocional e tradicional que não utilize a internet para alcançar os seus clientes é mídia offline, e neste tipo de veiculação a mensagem chega até os clientes de forma rápida e fácil. Sem que eles precisem estar conectados à internet. Engana-se quem pensa que ela é menos eficaz em questões de alcance, pois esse formato pode gerar grandes resultados a curto prazo!
Como a mídia online funciona?
Dentro do marketing digital, as mídias online são espaços na internet disponíveis para a promoção de empresas, de produtos, serviços e também de campanhas. Elas começaram com os banners estáticos em sites, parecido com a mídia impressa. Depois esses banners passaram a ser animados e em diversos tamanhos, seguidos dos banners flutuantes e tarjas no topo dos sites.
A mídia online trabalha com um processo bastante interessante para engajar um número imenso de potenciais clientes para qualquer tipo de negócio. Ela trabalha com meios menos invasivos e suas ações são planejadas para atrair um público mais segmentado por meio dos vários canais de comunicação disponíveis na web.
Uma de suas principais estratégias é o marketing de conteúdo (ou inbound marketing). Com essa ferramenta, é possível gerar maior tráfego, aumentar a audiência e disputar com a concorrência, já que o ambiente online é um dos mais democráticos e baratos para aplicar estratégias de marketing.
COMO DIFERENCIAR?
Uma das diferenças básicas entre esses dois tipos é a forma de veiculação. A mídia online se dá através dos seguintes canais:
-Site ou blogs;
-E-mail marketing;
-Redes sociais;
-Marketing de Conteúdo;
-Vídeos Marketing;
-Motores de busca (SEO, links patrocinados etc.).
Já a mídia offline pode ser encontrada nos formatos tradicionais de marketing, como o famoso telemarketing, anúncios em TVs, rádios ou várias publicidades impressas como jornais, revistas, folders, outdoors ou busdoors, por exemplo.
Ficou interessado (a)? Entre em contato para saber o melhor formato de mídia para o seu negócio!