Mídia Orgânica X Mídia Paga

Você sabe a diferença entre a mídia orgânica e a mídia paga? E como esses dois tipos podem ajudar a alavancar as suas vendas e relacionamento com seu público? Segue a leitura!

A área do marketing digital vai muito além de um site ou posts em redes sociais bem feitos. Essa área é complexa e cheia de inúmeras ferramentas para empresas de todos os portes, com diferentes orçamentos e necessidades. Para colocar em prática qualquer estratégia, é sempre bom analisar e se perguntar antes: qual tipo de mídia trará um melhor custo-benefício à minha divulgação?

Quando disponibilizamos um novo conteúdo na internet, nos dias de hoje, temos diversas maneiras de acessar esse conteúdo através do que chamamos de mecanismos de busca, tais como Google, Yahoo, Bing entre outros. Um mecanismo de busca, como diz o próprio nome, é uma ferramenta utilizada por internautas com o objetivo de auxiliar a procura de informações.

O usuário solicita o conteúdo que deseja por meio de palavras-chave e a ferramenta “responde”, com base em uma série de critérios, uma lista de referências de conteúdos relevantes relacionados ao que foi solicitado pelo usuário. Os conteúdos que aparecerem nas primeiras posições serão aqueles que o mecanismo considerar mais relevantes para responder as dúvidas do internauta e que também atendam em outras questões mais técnicas, como scaneabilidade do material, no qual o texto deva ser visualmente agradável de ler.
Os itens que aparecem na primeira página do Google serão os conteúdos orgânicos ou pagos. Este é um bom exemplo sobre o que separa a mídia orgânica e paga, mas a forma de fazê-las acontecer é um pouco diferente, vamos conferir?

MÍDIA ORGÂNICA

Basicamente, essa é mídia não paga. Ela trabalha com a oferta de apresentar conteúdo relevante com objetivo de atrair consumidores, conduzi-los da melhor forma ao longo do processo de compra e fidelizá-los. Resumidamente, o espaço e a mídia são conquistados, não comprados, pois esse tipo de mídia é gratuito.

Ela geralmente é conquistada por meio do chamado Marketing de Conteúdo, um tipo de marketing que busca oferecer conteúdo relevante a seu público após uma ampla pesquisa sobre seus gostos e interesses, para, assim conduzir este público da melhor forma ao longo do processo de compra e fidelizá-lo.

O conteúdo empresarial veiculado em canais digitais oficiais, como blog posts, ou matérias que citem a organização na imprensa tradicional, desde que distribuídos de forma gratuita, são exemplos de mídia orgânica.

Resumidamente, o espaço e a mídia são conquistados, não comprados.

MÍDIA PAGA

Ao contrário da mídia orgânica, essa exige investimento de capital. São anúncios que buscam engajamento por meio de banners, links patrocinados, impulsionamento de posts no Facebook, entre várias outras formas de automação de marketing. É uma forma muito eficaz de adquirir leads, porém deve ser usada com planejamento e cautela, caso contrário, você pode investir o seu dinheiro em ações que não trarão nenhum resultado. As campanhas precisam ser muito bem planejadas e mensuradas para que ocorra tudo bem.

Dica de ouro: lembre-se de desativar a circulação da campanha quando a oferta termina!  Caso o seu plano de anúncios seja pós-pago, você pode continuar a ser faturado, ainda que a promoção já tenha terminado.

CONCLUSÃO

No final das contas, o ideal é que cada empresa saiba o que busca na hora de escolher o tipo de mídia na qual vai veicular seus anúncios. Ao conhecer esses dois tipos e saber diferenciá-los, muitos caminhos se abrem, e é possível saber qual trará mais benefícios ao seu negócio.

Entre em contato para conversar sobre o melhor formato de mídia para você e o seu negócio!

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