Passo-a-passo: Migrar Seu Negócio Físico para o Digital

Nesse período difícil, o digital se tornou cada vez mais presente dentro das empresas, não só no aspecto de comunicação, que agora precisa ser feita de forma exclusivamente online, mas também no sentido organizacional e produtivo. Você já entendeu a importância que migrar para digital tem para o futuro do seu negócio? Se sim, você deve imaginar que fazer uma mudança dessas pode parecer radical. Às vezes, falta um passo-a-passo para migrar de vez.

 

Mas, não se preocupe! Não há nada o que temer. É muito mais fácil do que parece, principalmente se você tiver um passo-a-passo para migrar para o digital de forma segura e eficaz. E é isso que viemos trazer hoje! Confira:

 

1. Quem é o seu cliente?

  1. Quem é o seu cliente?

O mercado pode parecer amplo, mas, justamente por ser amplo, ele pode limitar a sua empresa no quesito de público, pois o seu recurso e tempo são limitados. O público com mais potencial de consumir o seu produto/serviço sempre será o mais nichado possível. Estipule uma fatia dentro do público geral – a fatia que inclui um grupo de clientes com o mesmo estilo de vida, características, personalidade e faixa etária. Trabalhe com personas ideais e aprenda a trabalhar com o seu nicho de clientes. Importante: ao migrar seu negócio para o digital, não crie um grupo amplo de personas!

 

2. Quais dores o seu público tem?

  1. Quais dores o seu público tem?

Existem muitos tipos de dores que um cliente pode sentir. Ele pode estar sendo mal atendido, não estar obtendo um serviço ou produto de qualidade, não encontrar soluções com um custo-benefício aceitável, entre outras. Niche as suas soluções para o seu público, de modo que atenda às necessidades dele, e, ao mesmo tempo, seja viável e benéfico para a sua empresa. Esse movimento é o que chamamos de Market Fit, quando você une as melhores soluções ao melhor cliente.

 

3. Quais produtos você quer vender?

  1. Quais produtos você quer vender?

Chega de estoque horizontalizado. Esse tipo de estoque pode ser famoso no mundo físico, mas, ao migrar seu negócio para o digital, as coisas são bem diferentes. É necessário que você faça uso, nesse momento, do estoque verticalizado, ou seja, poucos tipos de produtos com muitas unidades. É claro, valide antes de comprar uma grande quantidade! Você pode trabalhar também com produtos digitais, que possuem diversos benefícios em relação aos produtos físicos, é claro, cada um com os seus prós e contras. Mas dentro do mundo digital, os chamados infoprodutos vêm fazendo cada vez mais sucesso!

 

4. Quais são os seus fornecedores?

  1. Quais são os seus fornecedores?

Seus fornecedores podem te atender da melhor forma, apesar da mudança da sua empresa para o digital? Eles podem fornecer os produtos diretamente ao cliente, sem que ele precise passar pelas suas mãos, primeiro? Vale à pena? Descubra se os seus fornecedores podem se adaptar a esse cenário, caso contrário, procure novos fornecedores que possam solucionar a sua necessidade para migrar seu negócio para o digital com segurança de continuar entregando com a melhor qualidade possível.

 

5. Quais canais de venda você irá trabalhar?

  1. Quais canais de venda você irá trabalhar?

A escolha dos seus canais de venda depende muito do seu nicho de clientes. Existem certos canais que, mesmo quando utilizados da melhor maneira possível, não trazem o retorno desejado. Migrar seu negócio para o digital significa valorizar o seu tipo de público. Por exemplo, se você é um profissional liberal que trabalha com um público mais jovem, o Instagram pode te beneficiar mais para atingir pessoas do que o Facebook, pois esse canal possui mais pessoas dentro dessa faixa-etária. Se você possui uma loja virtual, você pode se beneficiar de plataformas de e-commerce, como a Amazon, em conjunto com a rede social certa. Defina um canal para se especializar (isso não significa que você não possa utilizar outros canais).

 

6. Defina a logística

  1. Defina a logística

Quais empresas você irá contratar? Você possui diversas ferramentas que podem facilitar o seu modo de entregar, afinal, para que o seu negócio continue evoluindo, você não pode ser a pessoa que irá estar por trás de todas as responsabilidades. Defina uma equipe de pessoas que irão trabalhar para te ajudar dentro da estruturação do seu negócio online, que te ajudarão a fazer a entrega da melhor forma possível.

 

7. Quais serão as suas despesas?

  1. Quais serão as suas despesas?

Talvez você ter custos de emissão de nota fiscal, transportadoras, comissão de cartões de crédito, serviços de videoconferências, softwares que possam te ajudar no dia-a-dia. É importante que você elenque tudo isso para obter controle dentro das suas finanças (antes disso, é importante que você já tenha preparado as suas finanças para migrar para o digital)

8. Quais serão as formas de ganhar dinheiro?

  1. Quais serão as formas de ganhar dinheiro?

Como será a entrada do dinheiro? Defina a sua forma de cobrança. Você irá cobrar por assinatura? Por produto individualizado? Por planos? Quanto tempo levará para o seu parceiro online (que, muitas vezes, não é o mesmo do ponto físico) repassar o dinheiro? Novamente, decida isso após organizar as suas finanças para esse novo modelo antes de migrar o seu negócio para o digital.

9. Quais são as fontes de tráfego que você vai utilizar?

  1. Quais são as fontes de tráfego que você vai utilizar?

Você vai trabalhar o seu tráfego de pessoas dentro de qual fonte? Google ou Facebook? Isso depende do seu tipo de negócio. Se o seu público é de intenção, o Google pode ser o melhor lugar para anunciar. Agora, se o seu público é de atenção, anunciar no Facebook é a melhor opção. De qualquer maneira, não conte apenas com a sua loja online, ou com o seu site para gerar tráfego para o seu negócio. Ao migrar seu negócio para o digital, é muito importante pagar para ter clientes, ou seja, anunciar dentro do seu nicho. Isso irá facilitar o alcance da sua marca.

10. Quem são os seus parceiros?

  1. Quem são os seus parceiros?

Definir parceiros é muito importante para o seu negócio digital, pois, através deles, você pode estabelecer uma boa dinâmica. Seus parceiros podem ser influenciadores de dentro do seu nicho, ou até mesmo pessoas que trabalham na mesma área. Por exemplo: se você trabalha com meias, e possui um conhecido que trabalha com sapatos. Vocês dois, “juntando forças”, podem criar conteúdos juntos, que irão beneficiar a ambos na hora de fazer a imagem de suas marcas no mundo online.

 

Ufa! São várias etapas, mas, se você continuou lendo até aqui, gostaríamos de te parabenizar, pois você já sabe todos os passos para migrar o seu negócio físico diretamente para o mundo digital. Sabe o que isso quer dizer? Que, a partir do momento que você tiver todos esses pontos anotados e definidos, você terá o seu modelo de negócio, e já pode migrar seu negócio para o digital.

 

Agora que você já sabe como ter o seu modelo de negócio dentro do mundo digital, que tal aprender mais detalhes sobre todas essas etapas? Aqui na Apolo, temos um treinamento gratuito de migração digital para pequenos empresários, para acessar, basta clicar no link abaixo:

 

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Esperamos que essas informações possam ser valiosas na sua nova jornada e que, com elas, você possa migrar o seu negócio para o digital. Lembrando que você pode sempre entrar em contato com a nossa equipe para aprender mais e conhecer profissionais especializados nesse tema. ?

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