Os Únicos 4 Tipos de Produtos: Entenda Quais Funcionam

Ao gerir um negócio, é muito comum que a maioria das pessoas pensem apenas em estratégias de vendas e trazer mais clientes – o que é normal – e se esqueçam de um ponto muito importante que é: o produto/serviço que está sendo oferecido. O mix de produtos também chamado. Na hora de realizar o seu pitch, ou seja, aquela breve apresentação do que você faz e o que você vende para alguém, é muito importante que você conheça cada detalhe e tenha controle do que você está vendendo.

 

Você já parou para analisar se os produtos/serviços em que está investindo estão trazendo retorno ao seu negócio? Já parou para entender como cada tipo de produto funciona e por que alguns devem ser descartados do seu portfólio? Se ainda não pensou sobre isso, hoje é seu dia de sorte! Estes vídeos do Luis Amorim vão te ajudar a entender como aumentar seu faturamento usando de forma estratéfica seu portfólio de produtos ou serviços.

A primeira coisa que você precisa saber é que os 4 tipos de produtos dependem de duas variáveis: a margem de contribuição e o giro do produto (no caso, quanto o produto vende). Ao calcular a sua margem de contribuição e analisar a quantidade de giro que ele possui, você irá separar os 4 tipos de produtos/serviços nas seguintes categorias:

1º – Alta margem e alto giro: este produto/serviço é o queridinho, o “pão francês” da empresa. Infelizmente, este tipo de produto/serviço por ter uma alta margem e alto giro, não é muito comum. Sua quantidade é baixa. Por isso, você deve disponibilizá-lo em muitos lugares, e estamos dizendo: muitos mesmo. Coloque-o em locais estratégicos e disponibilize online se puder.

2º – Alta margem e baixo giro: a publicidade deste tipo de produto/serviço deve ser externa ao invés de ser interna, para fazer o giro acontecer. Estimule as pessoas a adquiri-lo. DICA: tenha este produto à pronta entrega, não deixe em estoque. Faça de tudo para que esse produto/serviço venda.3º – Baixa margem e alto giro: as pessoas já querem comprar naturalmente esse produto, mas você deve focar na redução do custo. DICA: faça promoções, crie kits nos quais esse produto/serviço está incluído (produtos/serviços com margem boa, mas com giro fraco + produtos/serviços com margem ruim, mas com alto giro), pense nas mais variadas estratégias e observe os resultados. Mas lembre-se que esse produto/serviço não pode obter desconto, pois ele já possui uma margem ruim!

Por fim, o 4º produto/serviço, com baixa margem e baixo giro: FUJA DESTE TIPO DE PRODUTO/SERVIÇO. Remova de seu portfólio. Se tem baixa margem e baixo giro, por quê mantê-lo no local? São raríssimos casos que se compensa tê-los. Exemplo, caso revenda produtos, aí existe uma marca conhecida importada. Mesmo que não venda e a margem seja ruim, pode ser válida pelo marketing de ter este tipo. Porém, jamais faça estoque ou compre mais por motivação de desconto por compra de maior quantidade do seu fornecedor.

Bem, agora é com você! Está pronto (a) para fazer uma listagem dos produtos/serviços que está oferecendo, remover o que não agrega mais e montar estratégias para os que valem mais à pena e agregam ao seu negócio?!  Lembrando que se você não se sente preparado, temos uma postagem muito interessante aqui no blog sobre como parar de procrastinar com a técnica Pomodoro. Fica a dica.

Esperamos que obtenha ótimos resultados!

 

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