Quanto posso investir em marketing? | Pequena Empresa

Descubra de uma vez por todas quanto você pode investir em marketing 

Muitos pequenos empresários querem saber quanto podem investir em marketing. Alguns outros poucos sequer têm essa preocupação. Se você já está lendo essa matéria, certamente você já está alguns passos à frente da concorrência. Isso porque muito pequenos empresários não levam a sério o poder dessa ciência.

Alguns negligenciam por não entenderem o valor do Marketing, outros por terem poucos recursos e por isso acabam deixando escapar algo que pode agregar muito no faturamento e imagem da pequena empresa.
Luís Amorim, fundador da Apolo Business Consultoria, em viagem ao Vaticano,  gravou um vídeo  para o seu canal sobre quanto se pode investir em marketing na Pequena Empresa.

 

Abaixo detalharemos o que foi dito, mostrando como elaborar está conta e outros detalhes de para saber quanto pode investir em marketing.

O primeiro passo é entender o mínimo sobre as finanças ou pelo menos da sua estrutura de custos. Isso quer dizer que tendo em vista seu produto ou serviço, bem como os valores que compõe a formação do seu preço, será suficiente para entender o método ACPO.

O ACPO ou custo permissível de marketing leva em consideração quatro fatores chaves do pricing. São eles: o Custo de Produção, Despesas, Custo Variável e Margem. Tendo noção da porcentagem de quanto eles representam na sua empresa será possível calcularmos. A título de exemplo, pegaremos a loja de Antônio, em Sorocaba, que tem uma casa material de construção, que fabrica pia de barro. Lá ele vende um jogo de pia por R$1000,00.

 Se quiser ter mais resultados leia também:4 Dicas Avançadas Para Aumentar seu Faturamento

Sendo assim, vamos dizer que o custo fixo para ele com todos os materiais envolvidos seja R$450,00, ou seja, 45% do preço de venda. As despesas, com funcionários, água, luz representam 10% dos seus custos, além dos 5% de custos variáveis. Até agora preenchemos 60% dos seus custos, sendo que a quarta parte será sua margem. Nesse caso, vamos supor que Antônio queira ter 35% de margem de lucro, totalizando 95%.

Após dispostos todos os valores que compõe seu preço, essa diferença entre o 100%  para o que foi obtido,  que no caso foi de 95%, será seu ACPO, que neste exemplo foi de 5 % ou R$50,00 reais. Sendo este o valor então permissível para Antônio investir em marketing.

Recomendações: Esse é um dos possíveis métodos que existem para se estipular o custo permissível de marketing. É valido estabelecer quanto acharia um valor conveniente para investir antes e não o que sobrar dos seus custos. Essa seria a forma mais correta. Porém, sabemos como é difícil muitas vezes realizar isso.

Cuidados: Cuidado em não confundir seus custos fixos, com despesas, nem custos fixos com variáveis.

De maneira geral, esse método simples, pode ser um bom norte para entender e direcionar orçamentos para o marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Potencialize seu negócio

 

Receba em seu e-mail informações valiosas de como potencializar seu negócio. Faça seu cadastro abaixo.