Growth Hacking é uma mentalidade de trabalho que deriva dos métodos ágeis de gestão. Sua proposta principal é, por meio da priorização estratégica e da análise de dados, prover as alavancas necessárias ao crescimento acelerado de qualquer negócio.
Neste modelo, os processos de crescimento da empresa são construídos a partir da validação de hipóteses e experimentos utilizando método científico. Sendo assim, não existem achismos na mentalidade de uma empresa orientada ao Growth Hacking, mas sim a cultura de promoção de testes e validações que visam escalar os resultados positivos e remover ou otimizar estratégias que estejam ineficientes.
Se você é um gestor ou profissional que precisa entregar resultados na sua empresa, então essa mentalidade pode mudar o jogo pra você! A seguir, listamos os principais pontos que você deve considerar para implementar esse mindset a partir de hoje:
- Focar em uma única principal alavanca de crescimento (Métrica Norte)
A Métrica Norte nada mais é do que um resultado específico que define com precisão o sucesso ou insucesso da sua empresa, tanto do ponto de vista financeiro como do propósito/missão do negócio.
Por exemplo, se a empresa tem um modelo de serviço de recorrência, em que o cliente pode continuar ou cancelar a cada mês, então uma provável Métrica Norte para esse negócio seria a Taxa de Retenção de Clientes. Isso porque, manter seus clientes atuais vai representar:
- Faturamento – clientes que pagam todos os meses e acrescentam receita no negócio;
- Qualidade – se seus clientes permanecem, isso significa que os serviços estão sendo entregues com eficiência;
Cada modelo de negócio deve escolher sua própria Métrica Norte e existem diversas opções para cada situação. O mais importante é que ela seja óbvia e clara para todo o time.Descarregar grátis kmspico, ativador windows 10
1. Priorizar ideias e focar no simples com maior potencial
Quando você tiver clareza sobre sua Métrica Norte, deverá fazer um brainstorm de ideias possíveis para atingir um crescimento naquele resultado definido. No início, deixe a imaginação fluir e liste tudo que vier a mente. A criatividade também uma parte importante da mentalidade de Growth.
Depois de listar suas ideias, agora é hora de olhar para elas de forma mais estratégica e definir o que será implementado primeiro. Isso significa dizer que, a principio, nada será descartado, mas que existem níveis de potencialidade a ser considerados em cada ideia antes de sair colocando tudo em prática. Lembre-se sempre: Growth Hacking tem haver com foco!
Uma boa prática para escolher o que você vai implementar primeiro é olhar se:
- Existe algum histórico interno ou externo de que essa ideia pode dar resultados? Ou seja, minha empresa (ou outra no mercado) já usou essa estratégia antes e deu certo? Se sim, essa ideia tende a ter mais potencial de dar certo novamente do que algo completamente novo.
- Quão simples é para minha empresa implementar essa estratégia? Eu tenho os recursos (financeiros, humanos etc.) necessários para colocar isso em prática agora? É importante começar sempre com as ideias que você tenha mais facilidade de iniciar, sem depender de grandes movimentações ou novas estruturas.
- Qual o impacto dessa ideia em relação à minha Métrica Norte? Esse é o grande “pulo do gato” nessa tríade de priorização! Sempre que possível, comece pelas estratégias que vão gerar maior impacto no seu negócio, porque elas poderão alavancar mais recursos para implementação de outras ideias mais complexas ou que sejam muito inovadoras, por exemplo.
2. Implementar testes e aprender constantemente
Depois de escolher as ideias pelas quais você vai começar a alavancar sua Métrica Norte, é essencial que a empresa tenha a mentalidade de colocar os testes em prática e MEDIR os resultados obtidos, sejam eles bons ou ruins.
Isso significa que você vai precisar definir prazos de início e final para cada bateria de estratégias que for testar. Além disso, é essencial que os indicadores associados àquela ideia estejam claros o suficiente, principalmente a conexão entre eles em relação à Métrica Norte.
Por exemplo, supondo que a Métrica Norte do seu negócio seja o Número de Novos Contratos fechados, você pode ter definido como estratégia prioritária a aquisição de novos clientes a partir do LinkedIn, usando um método de prospecção ativa com seu time comercial.
Sendo assim, para saber se essa ideia está dando certo ou não, você deverá, no mínimo:
- Definir um período em que esse processo seja colocado em prática e que possa gerar resultados para avaliação (por exemplo: durante 15 dias);
- Escolher os indicadores que serão acompanhados durante o teste (por exemplo: quantidade de contatos realizados, quantidade de ligações efetivadas, reuniões agendadas e realizadas, e claro, quantidade de vendas/contratos)
Ao acompanhar os indicadores, a empresa poderá compreender se a estratégia está trazendo os resultados esperados ou não. Em caso positivo, a ideia pode ser absorvida como um “processo definitivo” dentro do negócio ou ser modelada em condições de escala para ganhar tração.
Já se os resultados forem negativos, é essencial que os processos estejam documentados e claros o suficiente para que o time possa compreender o porque da estratégia não ter dado certo, se faltou algum recurso ou informação, se houve uma má avaliação inicial da prioridade ou quaisquer outros fatores que sejam relevantes para compor o aprendizado da empresa a respeito daquela ideia inicial.
Lembre-se sempre, o mais importante para adotar uma mentalidade de Growth Hacking é saber que somente o que foi testado com os devidos registros dos dados pode ser considerado efetivamente como validado ou não.
Você não perde quando uma estratégia não dá certo, mas sim quando você não absorve esse conhecimento para o seu negócio. Essa é a verdadeira mentalidade Growth!