3 Etapas para Vender nas Redes Sociais

Alavancar vendas é um dos maiores focos de um pequeno empreendedor, para não dizer, o principal! O empreendedor moderno já sabe a importância de inserir sua empresa no mundo digital, e que, se quiser superar a concorrência, construir uma boa imagem de marca na internet é primordial. Mas, para vender e transformar leads em clientes através das redes sociais, uma boa imagem não é suficiente. É necessário entender algumas etapas do processo de venda, só que, dessa vez, dentro do ambiente digital!

Hoje, vamos contar a você 3 etapas que você vai precisar interiorizar para conseguir vender pelas redes sociais, independente de quais elas sejam (Facebook, Instagram, Pinterest, etc) . Seguir essas 3 etapas é primordial, pois existe um PROCESSO de vendas online. Pense:

Você faria negócio com uma empresa que não passa segurança na hora de te atender, o produto não corresponde ao esperado, ou que não tenha firmeza na hora de mostrar os benefícios dos produtos e serviços? Dificilmente você fecharia um negócio com uma empresa e/ou vendedor assim, certo?

O processo que vamos passar é o oposto desse cenário, é um processo validado por grandes profissionais. inclusive nós, da Apolo. Confira:

 

 

Atrair para vender nas redes sociais

Atrair para vender nas redes sociais

Para vender, você precisa atrair as pessoas em 3 segundos (captar a atenção). Sua mensagem deve ser chamativa e diferenciada, logo, significa que você não pode usar clichês. Use abordagens que as pessoas não estão esperando, diferenciando a sua empresa dentro desse mar de saturação que as redes sociais nos apresentam. Gostamos de acreditar que existem fórmulas certeiras, abordagens, cores, formas que irão, “com toda certeza”, atrair as pessoas. Mas isso não é verdade, o segredo está na diferenciação e personalização.

DICA: A princípio, escreva num papel 10 crenças, 10 sonhos e 10 dores da sua persona. Organize o seu calendário de postagens e conteúdos dentro desses parâmetros. Tenha constância nas suas postagens, pois, através delas (e ferramentas apropriadas), você conseguirá saber quais são os melhores horários e dias para captar a atenção das pessoas para vender nas redes sociais.

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Se relacionando para vender nas redes sociais

Se relacionando para vender nas redes sociais

É importante captar as pessoas pelos canais corretos, canais de VENDA (por favor, não utilize o seu Direct Message, ele não é apropriado para isso). Antes de mais nada, direcione a pessoa para o seu Whatsapp, seu Telegram ou até mesmo para uma sequência de e-mails, onde você possa se comunicar de forma efetiva, passando conteúdos pertinentes às suas personas (conforme visto no item 1) e deixando claro que o seu serviço/produto pode solucionar as suas dores.

Lembre-se: não seja ausente! À primeira vista, já esteja presente para responder e tirar dúvidas dessas pessoas. Estabeleça um padrão, um protocolo de comunicação. Deixe cada umas dessas pessoas saberem que podem confiar na sua empresa para solucionar suas dores e encontrar uma solução para as questões que podem trazer. Essa comunicação e troca de informações é chave para vender nas redes sociais.

Último passo para vender nas redes sociais: conversão

Último passo para vender nas redes sociais: conversão

No processo de conversão, existem 3 possibilidades:

  • Se você ainda não conseguiu chegar ao ponto de efetuar uma venda, você provavelmente não está se relacionando com as pessoas de forma eficaz. Portanto, volte à segunda etapa, e veja o que pode ser aprimorado.
  • Agora, se por um lado você já está se comunicando bem, já possui um relacionamento com a sua persona, mas por outro lado não consegue fazer a conversão, significa que você, provavelmente não está sabendo vender. Assim, trabalhe gatilhos mentais, venda emoções, bem como experiências, e saia do racional. Lembre-se sempre das dores que você pode solucionar! Vale entender o que pode ser facilitado para o cliente dentro desse processo, talvez uma ferramenta que vá encaminhá-lo para a compra, ou estabelecimento de um protocolo padrão de atendimento que você já sabe que funciona!
  • Agora, se você já está vendendo, e quer vender mais, você precisa voltar à primeira etapa: atrair mais pessoas! Invista em anúncios, invista em conteúdo, páginas, formas de atrair e conseguir informações sobre essas pessoas. Quanto mais informações obtidas sobre a sua persona, e mais abrangência da sua marca nos canais digitais, mais chances de as pessoas perceberem que você ou a sua empresa possuem a solução que elas precisam.

Esperamos que essas dicas rápidas possam ter clareado a sua mente em relação às vendas no mundo digital, assim como te dar o apoio necessário para começar hoje mesmo. Não se esqueça, que, apesar dos clientes serem atingidos pelos meios digitais, eles são pessoas reais, e precisam de relacionamentos reais.

E aí? Pronto (a) para começar a vender nas redes sociais?!

2 comentários em “3 Etapas para Vender nas Redes Sociais”

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